Brasileiro Vira Preso Político Na Venezuela Acusado De Complô Contra Maduro
Brasileiro Vira Preso Político Na Venezuela Acusado De Complô Contra Maduro
NBO
30/12/2017
O brasileiro Jonatan Moisés Diniz, de 31 anos, tornou-se esta semana mais um preso político na Venezuela. Ele foi detido sob a acusação de promover atividades contra o governo de Nicolás Maduro. No entanto, segundo sua família, ele estava apenas ajudando crianças pobres.
Diniz mora na Califórnia, nos EUA, mas viajou pelo menos quatro vezes para a Venezuela nos últimos dois anos. Em suas contas pessoais no Facebook e no Instagram, há dezenas de fotos dele distribuindo roupas e alimentos e promovendo campanhas para arrecadar dinheiro.
O brasileiro morava em Los Angeles havia ao menos 4 anos. Ele chegou a viver em Caracas, a capital venezuelana, por dois meses, no início de 2017, quando se envolveu mais profundamente com a crise na Venezuela.
Foi a partir de então que ele se engajou nas causas sociais locais. Em vários posts ele pede para os venezuelanos “se levantarem contra o filho da… do Maduro”. Ao menos duas vezes, em 2017, ele esteve na Venezuela, em Caracas, para participar de distribuição de alimentos, brinquedos e roupas em zonas carentes da capital.
Em vídeos publicados em sua conta no Instagram, ele aparece filmando colegas e afagando a cabeça de crianças. Em outra foto, ele leva um grupo de 15 moradores de rua para jantar em um restaurante.
Em novembro, Diniz começou a divulgar e pedir doações para a ONG Time to Change the World, um grupo que não tem site e cujas contas nas redes sociais têm menos de dois meses. Em uma postagem daquele mês, o jovem escreveu que a Time to Change the World era “uma ONG que conectava todas as ONGs do mundo, espalhando comida, remédios, brinquedos e uma nova e saudável filosofia”. Ele pedia doações para poder ajudar o Natal de 600 famílias venezuelanas.
Diniz foi preso durante essa ação de distribuição de comida e de roupas. As denúncias foram feitas na noite de quarta-feira por Diosdado Cabello – figura forte do chavismo – em seu programa de TV semanal.
Cabello sugeriu que a CIA estaria envolvida nas supostas atividades do brasileiro contra o chavismo. Segundo ele, a ONG que o brasileiro lidera entrega alimentos e itens básicos a moradores de rua para obter financiamento para grupos que o governo venezuelano classifica como terroristas.
Consultadas na sexta-feira, dia 29, pelo Estado, as ONGs Foro Penal Venezolano e Comitê de Familiares das Vítimas (Cofavic) disseram que sabiam da prisão do brasileiro, mas que desconheciam sua localização atual.
O caso deve aprofundar a crise diplomática entre Brasil e Venezuela. No dia 23, Maduro expulsou o embaixador brasileiro Ruy Pereira, que já estava no Brasil e não retornou a Caracas – em resposta, o governo brasileiro também expulsou o representante venezuelano em Brasília.
Segundo a família de Diniz, o Itamaraty pediu para que eles fossem “o mais discretos possível” e “não comentassem mais o caso” com a imprensa. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “o Consulado do Brasil em Caracas segue em contato com autoridades locais e com a família para prestar a assistência consular cabível”.
DO: ESTADÃO
Compartilhe Isso:
Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
86Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)86
Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
Compartilhe este artigo
google+
rss
PT confirmará lançamento de Lula ao Planalto um dia após julgamento
por taboola
Links patrocinados Recomendado Para Você
Pessoas estão usando essa técnica para receber pagamentos adicionaisEmpiricus Research
Conheça o seguro de carro mais barato do BrasilSeguro Auto
Religiosos de Palmas querem banir este vídeo do ar porque muita gente está lucrando. Veja como!Negócio em 21 Dias
Preparada para o verão? Encontre os modelos mais lindos para arrasar no clima de praia.bonprix - it's me!
Os famosos brasileiros que estão falidosBetter Deals
Consumidores invadem novo website de pechinchas para conseguir iPhones por R$280MadBid
Artigos Relacionados
BRASIL E MUNDO
NBO
dez 30, 2017
Venezuela: A Tristeza Do Natal Socialista
BRASIL E MUNDO
NBO
dez 30, 2017
Venezuela Expulsa Embaixador Do Brasil
BRASIL E MUNDO
Da Redação
dez 30, 2017
Jornalista Divulga Celular De Gilmar Mendes Para Internautas Mandarem “Feliz Natal” Ao Ministro
Religiosos de Palmas querem banir este vídeo do ar porque muita gente está lucrando. Veja como!Negócio em 21 Dias
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!