AQUI NO TOCANTINS NÃO PODEMOS-PODE QUEM TEM MUITO DINHEIRO-GENTIL É PODEMOS

PTN vira “Podemos” e trata Alvaro Dias como candidato à Presidência

Romário falta a evento; Marcelinho Carioca faz discurso
‘Upgrade’ na imagem não exclui hábitos da velha política
Álvaro Dias (PR) foi lançado informalmente candidato à presidência da RepúblicaRenan Melo Xavier| Poder360 - 1.jul.2017
Agora é para valer: o PTN (Partido Trabalhista Nacional) não existe mais. O partido, que foi autorizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a mudar de nome em maio, lançou na manhã deste sábado (1.jul.2017), o Podemos.
A legenda “estreia” com 14 deputados e 2 senadores no Congresso Nacional. Em 2014, o antigo PTN elegeu apenas 4 deputados, sendo que 2 deixaram a legenda após a posse, em 2015.
Na Câmara, no entanto, o Podemos ainda é visto como uma legenda de baixo clero. No Senado, o partido conseguiu a filiação de Romário (ex-PSB-RJ) e Álvaro Dias (ex-PV-PR).
O senador fluminense não participou do evento de lançamento. A organização informou que foi por conta de 1 problema com o avião em que ele iria viajar.
Com o discurso de que não é de direita ou de esquerda, o Podemos não quer ser classificado como 1 partido, mas como “1 movimento”. O modelo lembra a estratégia do En Marche!, do presidente recém-eleito da França, Emmanuel Macron.

‘DIAS MELHORES VIRÃO’

Sem Romário, as atenções ficaram mesmo concentradas em Alvaro Dias. O senador foi lançado informalmente candidato à Presidência da República em 2018. Embora estivesse sob coros de “presidente”, foi mais tímido no discurso.
“Quem chega para construir 1 partido político não pode chegar postulando. Evidentemente, porém, não tenho o direito também de se recusar a cumprir missões. Se houver convocações, haverá candidatura”, disse o senador.
Antes de qualquer oficialização, sua campanha já tem 1 slogan: “Dias melhores virão”.
A atitude do senador lembra o comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é tido como pré-candidato óbvio do PT para concorrer em 2018, mas ele desconversa e diz que só concorre “se tiver a oportunidade”.

DO SAMBA À BÍBLIA

O grupo de políticos que compõem atualmente o Podemos é bastante heterogêneo. Na lista de nomes estão desde o pastor e deputado federal Ezequiel Teixeira ao deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Chiquinho da Mangueira, presidente da escola de samba de mesmo nome.
Além de Romário, outro ex-jogador engrossa a lista de novos filiados ao Podemos: Marcelinho Carioca. O ex-meio campista e ídolo corintiano quer se lançar para deputado estadual em São Paulo no ano que vem.

VELHAS PRÁTICAS

“upgrade” do PTN para Podemos, contudo, não excluiu práticas da velha política. No evento de lançamento da legenda, neste sábado (1º.jul.2017), os discursos ganharam apelos emocionais -principalmente quanto ao combate à corrupção- e apresentaram poucas propostas.
Na entrada do auditório, equipes filiavam participantes levados em caravanas. Os deputados Rodrigo Delmasso (distrital) e Carlos Henrique Gaguim (federal-TO), por exemplo, levaram simpatizantes que, em diversas situações, só se animavam após as claques da equipe organizadora.
Brindes, lanches, bandeiras, adesivos e bottons foram distribuídos para os participantes. O evento contou também com a presença de crianças, que viviam a expectativa de ver Romário. Tiveram que se contentar com Marcelinho Carioca.
Após o evento, em conversa reservada com partidários, a presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), foi questionada sobre qual cargo deve concorrer em 2018. Ela desconversou, mas manteve o tom de brincadeira.
“O Senado é meio parado. Eu gosto da Câmara por ser mais agitada. Mas eu quero mesmo é ser ministra da Casa Civil do Alvaro”, disse a presidente do partido, em meio a risos.
MAIS ALGUM FILIADO? No Congresso, a cúpula do partido trabalha intensamente para conseguir novos nomes. É o caso do senador José Antonio Reguffe, que hoje está sem legenda. No entanto, ele também é cobiçado pelo PSL (Partido Social Liberal), outra sigla que está em processo de Renan Melo Xavier | Poder360 - 1.jul.2017
Durante o evento, deputados, como Silas Freire (PI), se filiaram ao partidoRenan Melo XavierPoder360 – 1.jul.2017

MAIS ALGUM FILIADO?

No Congresso, a cúpula do partido trabalha intensamente para conseguir novos nomes. Um dos alvos é o senador José Antonio Reguffe, que hoje está sem legenda. No entanto, ele também é cobiçado pelo PSL (Partido Social Liberal), outra sigla que está mudando de nome (quer ser chamada Livres).
Entre os objetivos da cúpula do partido é conseguir mais mulheres para compor o “time” de congressistas até as eleições de 2018.
“Estamos vendo 1 bom grupo de deputados, levando também mulheres. Torçam por nós”, disse a deputada federal Jozi Araújo (AP).
Entre os participantes não filiados ao “novo partido”, chamou a atenção a presença do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Questionado se iria mudar para o Podemos, ele negou.
“Não, não! Vim prestigiar o Alvaro, de quem sou amigo há muito tempo”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação