SEGURANÇA SEM PLANEJAMENTO-SEGURANÇA FALIDA-Governo troca comando da PM após crise com a Polícia Civil no Tocantins Coronel deu declaração dizendo que delegado foi baleado durante 'operação padrão' de militares descaracterizados. Cargo será assumido pelo chefe de Estado-Maior.


Governo troca comando da PM após crise com a Polícia Civil no Tocantins

Coronel deu declaração dizendo que delegado foi baleado durante 'operação padrão' de militares descaracterizados. Cargo será assumido pelo chefe de Estado-Maior.




Por G1 Tocantins

01/11/2017 16h30 Atualizado há 43 minutos






Chefe da Polícia Militar deu declaração polêmica durante entrevista



A troca de comando na Polícia Militar do Tocantins foi confirmada na tarde desta quarta-feira (1°) pelo governo do Tocantins. O coronel Glauber de Oliveira Santos deixará o cargo para ser efetivado na Secretaria de Cidadania e Justiça. Quem assume a PM é o coronel Edvan de Jesus Silva, atual chefe do Estado-Maior. A mudança ocorre após declarações do atual chefe da PM sobre um delegado que foi baleado por militares durante uma abordagem.


O delegado foi confundido com um criminoso e baleado, após ser abordado com tiros por militares descaracterizados. Durante entrevista à TV Anhanguera, o comandante disse que "a abordagem foi realizada dentro dos padrões do procedimento operacional padrão de um veículo identificado como suspeito." (Veja vídeo)


O governo não confirmou oficialmente o motivo da mudança no comando. A troca está marcada para a próxima segunda-feira (6) no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.


A PM do Tocantins tem atualmente há 3.660 militares para uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes. O levantamento feito pelo Ministério Público Estadual aponta que o número está bem abaixo do ideal, representa apenas 40% do que seria necessário. O déficit é de 5,4 mil PMs.



Coronel Edvan Silva (E) assume comando da PM no lugar de Glauber de Oliveira (Foto: Divulgação)




Delegado baleado





O delegado da Polícia Civil Marivan da Silva Souza foi baleado durante uma ação de policiais militares em Guaraí, na região central do estado, no último final de semana. Os policiais estavam descaracterizados procurando suspeitos do assalto a um carro forte no dia anterior.


Souza levou três tiros, um na mão, um na orelha e outro de raspão na cabeça. Ele perdeu parte da orelha. Os policiais militares que participaram da abordagem estão presos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas e entregaram as armas e a viatura usadas na ação.


A defesa deles informou que vai entrar com Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins para pedir a liberdade deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU