IRIS REZENDE RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃO PALMENSE
A Câmara Municipal de Palmas, através do presidente Folha Filho, convida para participar da coletiva de imprensa com o ex-governador de Goiás e atual prefeito de Goiânia Iris Rezende, onde será entregue o título de cidadão palmense em reconhecimento aos serviços prestados ao nosso Estado.
Conheça o perfil de Iris Rezende:
Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Tem 82 anos. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos.
Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, Iris elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história (a maior em números absolutos naquela época). Na Câmara, Iris presidiu a Casa.
Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964.
Em 1965, aos 31 anos, Iris Rezende derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Uma vitória eleitoral que ficou marcada em Goiás.
Prefeito da Capital, Iris implantou o regime de mutirões – construção de obras com a participação popular –, asfaltou os principais bairros de Goiânia, desapropriou lotes e duplicou a Avenida Anhanguera, construiu a Vila Redenção, a Vila União, a Vila Alvorada, a Vila Canãa e o Parque Mutirama, entre outras obras.
Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando o principal nome na disputa pelo governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.
Formado em direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, Iris passou a advogar. Fez centenas de juris na Capital e no interior do Estado e aprimorou uma de suas virtudes: a oratória.
Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos.
Iris governou de 1983 até janeiro de 1986, quando assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990).
No governo, Iris construiu a Vila Mutirão, erguendo mil casas em um único dia. Implantou um grande programa de eletrificação rural no Estado, além de construir 4 mil quilômetros de rodovias – como a GO-020, de Bela Vista a Pires do Rio, e até Catalão; e a GO-118, interligando as principais cidades do nordeste goiano.
No Ministério da Agricultura, Iris Rezende comandou as chamadas super safras, quando mesmo em meio a uma grave crise econômica, o País quebrou o recorde de produção de grãos por dois anos consecutivos.
Em1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás. Iris venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República e ajudou seu companheiro de partido Maguito Vilela a vencer a disputa pelo governo.
Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia. Venceu, no segundo turno, o então prefeito Pedro Wilson (PT). Com uma administração com elevada aprovação, Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital.
Como prefeito de Goiânia, Iris prometeu e asfaltou todos os bairros da cidade, construiu o maior número de moradias (chegando a 30 mil lotes e casas doadas), construiu 21 parques e cerca de 400 praças, construiu as primeiras 20 escolas de tempo integral e 52 Centros Municipais de Educação Infantil. Em sua gestão que Goiânia foi eleita a Capital com melhor qualidade de vida do Brasil.
Como resultado de tantas obras, Iris Rezende disputou e venceu pela quarta vez o comando da prefeitura de Goiânia. Foi vitorioso com mais de 100 mil votos de frente e realiza uma gestão com foco na modernização da Capital.
Iris Rezende e o Tocantins
À época da criação do estado, o então governador, Iris Rezende declarou favorável a divisão, por ser um estado geograficamente muito extenso com 8 milhões e 500 mil km2, o que impossibilitava o desenvolvimento de todas as regiões.
Iris Rezende (PMDB-GO) lembrou ter sido o primeiro governador de Goiás a destacar 35% do orçamento do Estado para o desenvolvimento da região que depois passou a integrar o estado do Tocantins.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!