Estudo revela a idade real do túmulo de Jesus em Jerusalém Pesquisadores confirmam que romanos foram os responsáveis pela construção do monumento, 300 anos após a morte de Cristo


cia
Estudo revela a idade real do túmulo de Jesus em Jerusalém
Pesquisadores confirmam que romanos foram os responsáveis pela construção do monumento, 300 anos após a morte de Cristo
Por AFP
access_time30 nov 2017, 11h52 - Publicado em 29 nov 2017, 18h52
more_horiz


Cerimônia marca o fim do trabalho da restauração do local que, segundo a tradição cristã, abriga o túmulo onde Jesus foi sepultado na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém- 22/03/2017 (Sebastian Scheiner/Reuters)

Cientistas que investigam o lugar onde se encontra o túmulo para onde Jesus Cristo teria sido levado após sua crucificação, em Jerusalém, comprovaram que os materiais de construção utilizados são do século IV — mais precisamente, de 326. Isso confirma crenças antigas de que os romanos construíram o monumento três séculos depois da morte de Jesus, afirmou nesta terça-feira um especialista que participou do estudo. Até então, apenas materiais de 1.000 anos atrás, quando o túmulo foi destruído e teve de ser reconstruído, haviam sido encontrados.

O estudo não oferece nenhuma evidência de que Jesus está ou não enterrado nesse local de Jerusalém, mas ratifica a crença histórica de que os romanos foram os responsáveis pela construção do monumento, no local onde se acreditava que Jesus havia sido sepultado, durante o reinado de Constantino, o primeiro imperador a se converter ao cristianismo.

“É uma descoberta muito importante porque confirma que foi Constantino, como afirmam as evidências históricas, o responsável por ter coberto o leito de rocha do túmulo de Cristo com as lousas de mármore do santuário”, afirmou Antonia Moropoulou, especialista em preservação da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, e coordenadora científica dos trabalhos de restauração.
Veja também

CiênciaEquipe conclui restauração do túmulo de Jesus em Jerusalémquery_builder21 mar 2017 - 17h03

CiênciaDescobertas arqueológicas lançam luz sobre vida na época de Jesusquery_builder19 mar 2017 - 20h03


É a primeira vez que se realiza esse tipo de estudo no local, que fica onde hoje é a Basílica do Santo Sepulcro, no interior de um santuário construído depois. A análise dos componentes da argamassa do local foi feita no âmbito de novos trabalhos de restauração do monumento — motivo pelo qual os cientistas decidiram abrir o lugar onde se acredita que Jesus foi enterrado pela primeira vez em muitos séculos.

A datação da argamassa mostra a continuidade histórica do lugar, desde a era bizantina, passando pelas Cruzadas e pelo período de antes e depois do Renascimento. Segundo as crenças tradicionais, Constantino construiu o monumento para Jesus no local onde se acreditava que ele foi enterrado, no início da transição do Império Romano do paganismo para o cristianismo, no século IV de nossa era. Outros monumentos foram construídos depois sobre o lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU