CRISE DE POLICIAS RESPOSTA DINAMITE-Secretário de Cidadania e Justiça acredita que houve facilitação na entrada de explosivos. Oito presos continuam foragidos da Casa de Prisão Provisória de Palmas.
Governo investiga se entrada de dinamite usada em muro de presídio foi facilitada
Secretário de Cidadania e Justiça acredita que houve facilitação na entrada de explosivos. Oito presos continuam foragidos da Casa de Prisão Provisória de Palmas.
Por G1 Tocantins
Coronel Glauber disse que entrada de explosivos será investigada (Foto: João Guilherme Lobasz/G1)
Enquanto a polícia segue na busca pelos fugitivos da Casa de Prisão Provisória de Palmas, os responsáveis pelo sistema prisional tentam entender como os explosivos usados para abrir um buraco no muro entraram na unidade. Durante entrevista, o novo secretário de Cidadania e Justiça, Glauber de Oliveira Santos, disse acreditar que houve facilitação.
Ao todo, 22 presos conseguiram escapar das celas na noite deste domingo (5). Sendo que 10 foram contidos pela Polícia Militar antes que fugissem do presídio. Outros 12 conseguiram fugir da unidade, mas quatro foram recapturados.
"A gente sabe que não se faz esse tipo de material lá dentro. Então, houve uma facilitação de uma forma ou de outra. Por isso nós temos que apurar para não cometer injustiças", disse o coronel Glauber de Oliveira Santos.
Após escapar das celas por um túnel, os criminosos usaram dinamite para explodir um dos muros da CPP. Uma operação unindo forças da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Metropolitana está em busca dos foragidos. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aereas (Ciopaer) também está sendo utilizado nas buscas.
"Nós já adotamos todas as medidas de apuração, tanto da parte criminal quanto da administrativa, para tentar identificar como esses explosivos entraram lá dentro. De igual forma, adotamos novos procedimentos para tentar impedir a entrada desse tipo de material", disse o coronel.
Criminosos usaram dinamite para abrir buraco e fugir da Casa de Prisão Provisória de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Foragidos
A maioria dos oito presos que estão foragidos da Casa de Prisão Provisória de Palmas foram condenados por roubo. Segundo informações da Secretaria de Cidadania e Justiça, cinco cumprem pena por este crime. Os outros estão presos por tráfico de drogas e homicídio. Ainda conforme a secretaria, todos são condenados.
Veja a lista dos presos que estão foragidos.
Superlotação e problemas administrativos
A Casa de Prisão Provisória de Palmas é um dos maiores presídios do Tocantins. Ela tem capacidade para 280 presos e atualmente tem mais de 700 detentos. Em junho, o presídio sofreu uma intervenção parcial em função da superlotação.
Recentemente, o comando da Secretaria de Cidadania e Justiça foi trocado no Tocantins. Ao G1, a antiga responsável pela pasta, Gleidy Braga, afirmou que estava saindo porque discordava do governo a respeito do cumprimento de algumas medidas judiciais relacionadas com a administração da própria CPP e a contratação de funcionários temporários em algumas unidades. O governo do estado anunciou que a pasta ficaria sob o comando do coronel Glauber de Oliveira Santos, que chefiava a Polícia Militar.
Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.
Dois fugitivos foram encontrados no centro de Palmas (Foto: Danilo Gomes Silva/Divulgação)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!