CONFLITO NA SEGURANÇA FALIDA DO TOCANTINS-CAI O COMANDANTE GERAL
Coronel Edvan deve assumir comando da PM no lugar de Glauber Oliveira
31/10/2017 23h37
Da Redação
Está prevista para às 17:30h da próxima segunda-feira, 6 de novembro, a posse do novo Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins. O escolhido para assumir o lugar do atual comandante Glauber Oliveira seria o Coronel Edvan. A passagem acontecerá no QCG, em Palmas.
O Governo do Estado ainda não confirmou a informação da troca, mas a PM já sabe que terá um novo comandante.
Edvan já representou o Comandante Geral em vários eventos pelo Estado. Um deles foi em Paraíso do Tocantins, no dia 12 de setembro, quando da realização de uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa e coordenada pelo deputado Nilton Franco (PMDB).
A mudança teria sido provocada pela crise entre as policias Militar e Civil no caso da abordagem ao delegado Marivan da Silva Sousa, no último sábado, 28, em Guaraí.
ENTENDA O CASO NA MATÉRIA ANTERIOR:
CONFLITO ENTRE AS POLICIAS CIVIL E MILITAR PODE TER PROVOCADO SAÍDA DO COMANDANTE GERAL DA PM
O Governo do Tocantins pode anunciar a qualquer momento o nome de um novo Comandante Geral da Polícia Militar. A saída de Glauber Oliveira estaria ligada à nova crise entre as Polícias Militar e Civil estabelecida no último sábado, quando, acidentalmente, PMs dispararam contra um delegado, na cidade de Guaraí.
Desde então, o clima é tenso entre as duas instituições inclusive com troca de farpas através de notas públicas, onde cada um apresenta sua versão.
Foto: Fred Borges
Na Polícia Militar o clima é ainda mais tenso. Internamente, PMs de todo o Estado não concordaram com a postura do comandante geral, Glauber, em relação ao grupo de policiais envolvido na operação que culminou em ferimento do delegado Marivan da Silva Sousa, de 39 anos, atingido por três disparos.
Alguns PMs chegaram a dizer que “o comandante teria abandonado a tropa” alegando ter sido ele quem determinou a ida da tropa de choque (BPCHOQUE) a Guaraí, após assaltantes terem explodido um carro forte na região e, logo em seguida, não se manifestar em favor de seus comandados.
GLAUBER EFETIVADO NA SECRETARIA DE CIDADANIA E JUSTIÇA
Na tarde desta segunda-feira, a secretária de Cidadania e Justiça, Glayde Braga entregou seu cargo ao Governador. De imediato, Marcelo Miranda determinou que o comandante, Coronel Glauber, assumisse a pasta interinamente, e tratou de elogiar o trabalho da ex-assessora.
Nesse momento, segundo fontes do próprio Governo, Miranda estaria estudando um nome para indicar ao Comando da PM e irá efetivar Glauber na vaga deixada por Glayde Braga. Para isso, o próximo Comandante Geral terá que ser um nome que agrade o Governo e, principalmente, a tropa.
PRIMEIRO CONFLITO
Desde o episódio da suposta invasão ao Batalhão da Polícia Militar pela Polícia Civil em Paraíso , em 18 de abril, durante a operação denominada ‘Frutos Podres’, o clima entre Glauber e grande parte da tropa não é dos melhores. De lá pra cá, dois PMs estão sendo mantidos presos, mesmo após extrapolar todos os prazos e nada ser comprovado contra eles até o momento. Não houve mobilização por parte do Comandante. Quam dá apoio aos militares detidos são os próprios colegas.
MANTIDO EM CASA
Se confirmada sua efetivação na Secretaria de Cidadania e Justiça, o comandante Glauber, que é da confiança do Governador, permanecerá próximo ao Palácio do Araguaia e sua saída do QCG não traria muitos prejuízos ao Governo, principalmente neste momento em que se aproximam as eleições 2018 e Marcelo Miranda irá precisar estar de bem com todos os servidores. A Permanência de Glayber no Comando Geral já não somaria neste sentido.
POSSIBILIDADE
É possível que a posse do novo Comandante Geral ocorra já na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!