CALAZAR NA POLICIA- CRISE DE SEGURANÇA- Exame confirma calazar em cães da Polícia Militar e animais serão sacrificados
Exame confirma calazar em cães da Polícia Militar e animais serão sacrificados
DA REDAÇÃO01 de Nov de 2017 - 19h16,
+ CCZ de Palmas constata indícios de contaminação do calazar em cães da Polícia MilitarExames feitos em cães da Polícia Militar confirmou o diagnóstico de leishmaniose visceral (calazar) em dois animais. Conforme informou uma fonte que não quis se identificar, os cães serão sacrificados em uma clínica particular de Palmas, ainda nesta semana, sendo que um deles já havia concluído o adestramento e estava pronto para atuar nas missões da corporação.
Em nota, a PM não negou a eutanásia, apenas disse que está realizando os exames de rotina nos cães policiais para verificar o estado de saúde dos mesmos. O CT também entrou em contato com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, toda informação sobre o resultado de testes e demais procedimentos “é privativa dos responsáveis ou proprietários dos animais”.
Em julho, a UVCZ havia realizado testes rápidos de detecção de leishmaniose nos cães da corporação. De acordo com a PM, a equipe de vigilância esteve no canil juntamente com o veterinário da polícia, onde foi constatado na triagem que dos nove filhotes examinados, cinco apresentaram resultado positivo.
Na época, servidores do canil ficaram alarmados com o resultado, pois o calazar é uma doença transmitida para humanos através da picada do mosquito-palha e pode levar a morte. A PM, por sua vez, disse que não havia motivos para a população ficar alarmada.
Grupo de Operações com Cães
O Grupo Operacional com Cães (GOC) da Polícia Militar do Tocantins funciona em duas unidades: no Pelotão Canil, atrás do 1º Batalhão da PM, na Capital, com um contingente de 15 animais; e outro em Gurupi. O GOC de Palmas conta com dois médicos veterinários para cuidar da saúde dos animais.
Pertencentes às raças pastor belga Malinoá e pastor alemão os cães atuam nas missões de captura de acusados em ocorrências de roubo, furto, consumo e tráfico de drogas e na identificação de substâncias explosivas, entre outros ilícitos nos quais sua intervenção seja necessária, tanto para agilizar ações como para avançar nos resultados.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!