XAMANISMO: ORIGEM DA IGREJA DA UNIFICAÇÃO PINKAERIUM Religião Pré-Guerra das Coreias!





Religião Pré-Guerra das Coreias!




Do início da criação do país até por volta do ano de 372, o Xamanismo Coreano foi uma das únicas religiões existentes no país. O Xamanismo da Coreia é uma vertente das religiões tradicionais chinesas, onde ocorre toda uma consideração com a natureza e suas entidades. Por volta do ano 372, o Budismo juntamente com influências confucionistas chinesas se adentraram no país, trazendo mais adeptos para a religião e criando o Confucionismo Coreano (cuja filosofia se encontra presente até hoje na sociedade sul coreana).

Religiosidade na Coréia do Sul

Desde a divisão da Península Coreana em dois países, o panorama da religiosidade na Coreia do Sul mudou drasticamente em relação a era pré-divisão. Cada coreano escolhe sua própria religião (ou não ter uma crença), e essas escolhas não repercutem na política ou nas relações interpessoais de forma tão impactante como é visto no Brasil ou em outros países americanos.

Segundo o censo coreano de 2005, quase 50% da população não tem uma religião definida. Já entre o restante da população, as três maiores religiões praticadas são o Budismo, Protestantismo e Catolicismo (em ordem de porcentagem da população que possui a crença). Outras religiões são praticadas, mas não são tão comuns quanto as três listadas anteriormente.

Algumas tradições do Confucionismo ainda continuam presentes na sociedade sul coreana, como o ato de respeitar os mais velhos (se curvando e se dirigindo a eles de uma forma mais formal) e o afinco nos estudos (que já foi comentado em matérias antigas).

Religiosidade na Coréia do Norte

Enquanto a liberdade de crença é um fato na Coreia do Sul, a realidade do norte é um pouco diferente. O governo norte-coreano é anti-religioso (contra quaisquer tipos de religião) e a "crença" ensinada é o Juche (baseado no materialismo marxista). Qualquer ato ou prática religiosa deve ser feita às escondidas e mesmo assim podem haver consequências. Mas mesmo com esta política, uma certa parte dos norte coreanos são adeptos do Xamanismo Coreano (crença que foi perpetuada mesmo depois da divisão do país). Não existem dados oficiais de qual porcentagem da população possui alguma religião.

Crenças e costumes religiosos costumam ser assuntos delicados para discussões, mas também conseguimos tirar pontos positivos deles. A liberdade de escola sul coreana e a forma como diferentes religiões convivem sem afetar a sociedade como um todo de forma negativa são pontos muito interessantes para se trazer para a nossa realidade, não é mesmo?

Sobre as religiões:

Xamanismo:

Fenômeno de natureza mágico-religiosa, característico dos povos siberianos da Ásia setentrional, definido pelas aptidões e capacidades sobrenaturais imputadas a um feiticeiro, o xamã, reconhecido como o líder espiritual das comunidades.

Budismo:

É uma filosofia ou religião não teísta que abrange diversas tradições, crenças e práticas geralmente baseadas nos ensinamentos de Buda. Engloba escolas como o Teravada, Zen, Terra Pura e o budismo tibetano, se espalhou mais pelo Tibete, China e Japão.

Protestantismo

Protestantismo é, ao lado do Catolicismo, um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica.

Catolicismo

O conjunto dos dogmas, instituições e preceitos da Igreja católica, esp. da católica romana.

~x~

Bem gente, então foi isso! É interessante como lá na Coréia do Sul você pode escolher o que você quer acreditar sem ser pressionado! Já na Coréia do Norte... Se quiserem, me dêem sugestões de blogs e etc, eu fico bem inspirada! Até a próxima!


17 comments

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação