O Messias que 'Bows to Moon'

O Messias que 'Bows to Moon'

imagem
Para acompanhar a postagem de Jesus Bows to Moon ' , aqui está o artigo de Huffington Post pelo pastor presbiteriano John Ortberg sobre o homem Jesus e como ele mudou o mundo.
Seis maneiras surpreendentes, Jesus mudou o mundo
John Ortberg,   Pastor Sênior, Igreja Presbiteriana do Parque Menlo
Tanto o presidente Obama como o governador Romney tiveram que abordar repetidamente suas opiniões sobre um rabino itinerante que viveu há 2000 anos.
Mas por que alguém se importa? 
O historiador de Yale, Jaroslav Pelikan, escreveu: "Independentemente do que qualquer um pense pessoalmente ou acredite sobre ele, Jesus de Nazaré tem sido a figura dominante na história da cultura ocidental há quase 20 séculos. Se fosse possível, com algum tipo de super imã, retirar a história de cada pedaço de metal com pelo menos um vestígio de seu nome, quanto seria deixado? "Acontece que a vida de Jesus é uma cometa com um conto extremamente longo. Aqui estão alguns fragmentos de seu impacto que muitas vezes surpreende as pessoas:
CriançasNo mundo antigo as crianças foram rotineiramente deixadas para morrer de exposição - particularmente se fossem o gênero errado (você pode adivinhar qual era o errado); eles eram frequentemente vendidos em escravidão. O tratamento e os ensinamentos de Jesus sobre crianças levaram à proibição de tais práticas, bem como a orfanatos e padrinhos. Um estudioso norueguês chamado Bakke escreveu um estudo sobre esse impacto, simplesmente intitulado: Quando os filhos se tornaram pessoas: o nascimento da infância no cristianismo primitivo.
Educaçãoamor à aprendizagem levou a mosteiros, que se tornaram o berço das guildas acadêmicas. Universidades como Cambridge, Oxford e Harvard começaram todo como esforços inspirados por Jesus para amar a Deus com a mente de todos. A primeira legislação para financiar publicamente a educação nas colônias foi chamada The Old Deluder Satan Act, sob a noção de que Deus não quer qualquer criança ignorante. O mundo antigo amava a educação, mas tendia a reservá-la para a elite; A noção de que todas as crianças possuíam a imagem de Deus ajudou a impulsionar a mudança para a alfabetização universal.
CompaixãoJesus teve uma preocupação universal para aqueles que sofreram que transcendiam as regras do mundo antigo. Sua compaixão pelos pobres e pelos doentes levou a instituições para leprosos, o início dos hospitais modernos. O Conselho da Nisa decretou que, sempre que exista uma catedral, deve haver um hospício, um lugar de cuidar dos doentes e dos pobres. É por isso que até hoje, os hospitais têm nomes como "Bom Samaritano", "Bom Pastor" ou "Santo Antônio". Foram as primeiras instituições voluntárias de caridade do mundo.
HumildadeO mundo antigo honrou muitas virtudes como coragem e sabedoria, mas não humildade. As pessoas foram geralmente divididas em primeira classe e treinador. "Rank deve ser preservado", disse Cicero; Cada um dos 99 por cento originais era um personis mediocribus. Plutarch escreveu um livro de auto-ajuda que pode quebrar as listas de best-sellers em nossos dias: como louvar-se inofensivamente.
A vida de Jesus como um servo de lavagem de pés acabaria por conduzir à adoção da humildade como uma virtude amplamente admirada. O historiador John Dickson escreve: "é improvável que qualquer um de nós aspirar a essa virtude se não fosse pelo impacto histórico de sua crucificação ... Nossa cultura permanece cruciforme muito tempo depois de deixar de ser cristão".
PerdãoNo mundo antigo, a virtude significava recompensar seus amigos e punir seus inimigos. Conan, o bárbaro, na verdade, foi parafraseando Ghengis Khan em sua famosa resposta à pergunta "o que é melhor na vida?" - esmagar seus inimigos, vê-los dirigidos diante de você e ouvir as lamentações de suas mulheres.
Uma idéia alternativa veio da Galiléia: o que é melhor na vida é amar seus inimigos e vê-los reconciliados com você. Hannah Arendt, a primeira mulher nomeada para professora completa em Princeton, afirmou: "o descobridor do papel do perdão no domínio dos assuntos humanos foi Jesus de Nazaré". Isso pode ser discutível, mas ele certamente deu a idéia de publicidade única.
Reforma Humanitária:Jesus tinha uma maneira de defender os excluídos que muitas vezes era francamente irritante para aqueles que estavam no poder. Sua inclusão de mulheres levou a uma comunidade à qual as mulheres se reuniam em números desproporcionais. Os escravos - até um terço das populações antigas - podem vagar em uma comunidade de igreja e ter um proprietário de escravos lavar os pés em vez de vencê-los. Um texto antigo instruiu os bispos a não interromper o culto para cumprimentar um assistente rico, mas sentar no chão para receber os pobres. O apóstolo Paulo disse: "Agora não há judeus nem gentios, escravos ou livres, homens e mulheres, mas todos são um em Cristo Jesus". Thomas Cahill escreveu que esta era a primeira declaração de igualitarismo na literatura humana.
Talvez seja tão notável quanto qualquer outra coisa a capacidade de Jesus de resistir às falhas de seus seguidores, que desde o início provavelmente entraram no seu caminho pelo menos tanto quanto ajudaram. O número de grupos que afirmam ser 'para' Jesus é inesgotável; para citar alguns: judeus para jesus, muçulmanos para jesus, ex-maçons para jesus, cavaleiros de estrada para jesus, vaqueiros para Jesus, até ateus para jesus.
O único elemento previsível da campanha presidencial dos EUA nesta queda é que ele será chamado de "a eleição mais importante do nosso tempo". Como o último foi chamado, e o próximo será.
Enquanto isso, a influência imprevisível de um carpinteiro não eleito continua a persistir e se espalhar por todo o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU