Naturatins mantém controle rigoroso na visitação as dunas do Jalapão
Naturatins mantém controle rigoroso na visitação as dunas do Jalapão
Para controlar o número de visitantes nas dunas, o Naturatins possui cinco servidores; só neste ano, até julho o lugar já recebeu cerca de 16 mil visitantes
Para controlar o número de visitantes nas dunas, o Naturatins, órgão responsável pela gestão do Parque, possui cinco servidores efetivos que trabalham em regime de escala, e realizam monitoramento constante na área. Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, “O visitante acompanhado ou não de um guia turístico, tem o nome registrado em uma planilha, onde são escritos os dados principais da pessoa. Isso ocorre devido à necessidade de identificar o responsável por possíveis danos ao rico patrimônio natural do Parque”. O diretor também explica que durante a contemplação da paisagem nas dunas, toda a área é monitorada por servidores da unidade de conservação, como guarda-parques e inspetores de recursos naturais, que viabilizam o uso público do local.
Para manter a rica biodiversidade e o potencial turístico do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), bem antes do início das gravações da novela da Rede Globo, “O outro lado do paraíso”, servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), formados por uma equipa técnica, vêm discutindo medidas rigorosas de monitoramento de visitas aos atrativos turísticos, que estão em crescimento. Comparando o período de janeiro a julho de 2016, com o mesmo período desse ano, o número de turista cresceu cerca de 30 %.
Fluxo de visitantes
Ainda segundo informações do gestor, em 2016, o fluxo de visitantes foi de aproximadamente 15 mil pessoas. “Neste mesmo período de 2017, até o mês de julho, o número de turistas foi superior a 16 mil frequentadores”, esclarece.
Nos feriados prolongados quando o volume de turistas triplica, o Naturatins conta com o apoio do Programa Voluntário Pela Natureza, que seleciona pessoas que querem, espontaneamente, colaborar em atividades junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Esses voluntários também auxiliam com informações aos visitantes. Nestes períodos o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), também atua na área do Parque. A contribuição é na realização de inúmeras ações de orientação e monitoramento junto aos frequentadores da unidade.
Orientações
No caso do visitante optar por um operador de turismo, este profissional além de acompanhá-lo no roteiro aos atrativos, também tem a responsabilidade de orientá-lo sobre a fragilidade dos ambientes e ecossistemas. Isso ocorre porque há condições estabelecidas para o uso da unidade, como por exemplo, é proibida a descida e subida nas dunas.
“Não é permitido entrar nos atrativos com alimentos e bebidas alcoólicas. Somente é permitida a entrada com água. Animais domésticos, fogos de artifícios, instrumentos musicais também são proibidos, além do uso de protetor solar e maquiagem, adverte Gilberto Iris. Ele conta ainda que, se por algum motivo ocorrer o acúmulo de algum tipo de lixo, o mesmo é retirado e deixado em lugares adequados, em Mateiros ou nas cidades do percurso”, finalizou o diretor.
Proteção Integral
O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral, do estado do Tocantins. Está a cerca de 250 km de Palmas, possui uma área de mais de 158 mil hectares e está localizado no município de Mateiros.
A beleza cênica peculiar na região surge especialmente das formações de arenito e das dunas de areias avermelhadas. Os atrativos turísticos também chamam a atenção pelos rios, lagoas, cachoeiras, corredeiras e ressurgências hídricas, conhecidas como “fervedouros”.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!