Audiência Pública na Assembleia discute ações sobre o potencial turístico do Estado

Audiência Pública na Assembleia discute ações sobre o potencial turístico do Estado

A reunião, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), presidente da Comissão de Turismo da Casa, reuniu gestores e representantes do setor turístico do Estado.
  - Atualizada em  
“Perspectivas do Turismo Como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins” Da redação
Ao longo desses últimos meses, o Tocantins vem recebendo uma visibilidade maior quando o assunto é o turismo, principalmente, o turismo ecológico. Em razão dessa pauta, foi realizado na tarde desta-quinta-feira, 26, no plenário da Assembleia Legislativa, audiência pública com entidades da área, Sebrae-TO, prefeitos e departamentos do Estado que trabalham com essa temática.

“Estamos aqui pelos ingredientes que temos para fazer turismo no Estado” disse a deputada responsável pela audiência, Valderez Castelo Branco (PP), durante a abertura do encontro. Valderez ressaltou que o Estado é rico em diversidades ecológicas, com praias, cachoeiras, além de dumas e, que, portanto, é necessário um trabalho em conjunto para não agredir o meio ambiente.

A parlamentar comentou que vinha desde 2015 querendo marcar uma audiência pública sobre o tema, mas que só foi possível agora. “Conseguimos reunir aqui os representantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Secretaria de Turismo do Estado, Naturatins, prefeitos, secretários de turismo dos municípios e queremos ouvir os anseios da população para desenvolver o turismo da região”, ponderou.

Das entidades presentes no encontro, a presidente do Fórum Estadual de Turismo, Janaina Aires, disse que as empresas que atuam no Estado precisam de “ações estruturantes e de qualidade dos serviços prestados, por meio de fiscalizações, de emendas parlamentares para qualificação e obras”.

Ao Portal T1 Notícias, o representante do Ministério do Turismo, Maurício Rasi, afirmou que para que o munícipio seja atendido pelo Governo Federal, é necessário que as pastas municipais e estudais se cadastrem e enviem propostas para o “Pacote Brasil Mais Turismo”. “As prefeituras e Estado apresentam os projetos e aí você pode ter projetos a fundo perdido, emendas parlamentares, vivenciar os editais ou tentar o financiamento” acrescentou.

Jalapão

Entre os pontos que mais precisam de atenção hoje, de acordo com  as entidades presentes, é a região do Jalapão. A deputada Valderez acretida que na LOA e LDO já do ano que vem, obras para a contrução e reparação das estradas que permeiam a região sejam realizadas. 

Para o prefeito de São Felix, munícipio localizado no centro do Jalapão, Marlen Ribeiro (PSD), a audiência foi importante para ouvir as demadas dos municípios que fazem parte do polo turístico do Estado. “O que seja pactuado aqui, seja realamente executado" ressaltou Marlen .

O prefeito falou também que o turismo no parque seja feito de forma sustentável e que  uma cadeia democrática, agregando desde o pequeno produtor, até o propriétao da pousado, seja realizado. "O município hoje ainda não está estruturado para receber uma granda demanda" finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU