Qual a diferença entre um ateu e um agnóstico? Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber
Qual a diferença entre um ateu e um agnóstico?
Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber
Por Felipe B. Cruz
access_time5 abr 2017, 12h14 - Publicado em 8 set 2015, 17h49chat_bubble_outlinemore_horiz
PERGUNTA Marcelo, Porto Alegre, RS
ILUSTRA Mayra Fernandes
Veja também
CotidianoAteus têm que jurar sobre a Bíblia no tribunal?query_builder22 dez 2016 - 15h12
ReligiãoQual é o país com mais ateus no mundo?query_builder15 jun 2012 - 13h06
Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber com certeza.
As duas palavras têm origens interessantes: “Em ‘ateu’, ‘A’ é um preposto em grego que significa ‘não’. E ‘Teus’ significa ‘Deus’. Ou seja, ‘nega a Deus’”, explica o teólogo e professor de ciências da religião da PUC-SP Fernando Altemeyer.
Já a palavra “agnóstico”, em grego, significa “desconhecido”. “Agnóstico é todo aquele que não conheceu Deus. A pessoa não nega nem afirma a Sua existência”, afirma o teólogo.
Um agnóstico pode ser ateísta (não consegue provar a existência do deus nem acredita nele) ou teísta (não consegue provar a existência do seu deus, mas admite a possibilidade de ele existir).
Entre os ateus famosos estão o filósofo Friedrich Nietzsche e, entre os agnósticos, o ator Charlie Chaplin.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!