Pyongyang diz que exercícios militares incitam guerra nuclear Coreia do Norte condenou a Ulchi Freedom Guardian,, manobra anual promovida por Estados Unidos e Coreia do Sul


Pyongyang diz que exercícios militares incitam guerra nuclear
Coreia do Norte condenou a Ulchi Freedom Guardian,, manobra anual promovida por Estados Unidos e Coreia do Sul
Por Da redação
access_time28 ago 2017, 19h30 - Publicado em 21 ago 2017, 16h20more_horiz


Um jato Dragon Lady U-2 da Força Aérea dos Estados Unidos participa de um exercício militar na Base Aérea de Osan em Pyeongtaek, na Coreia do Sul - 21/08/2017 (Lee Sang-hak/Yonhap/Reuters)

A Coreia do Norte condenou os exercícios militares anuais conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, iniciados nesta segunda-feira em meio à tensão resultante dos programas nuclear e de mísseis norte-coreanos.”Isso visa a inflamar uma guerra nuclear na península coreana a qualquer custo”, disse a agência de notícias estatal norte-coreana, KCNA, que fez a denúncia de que as atividades teriam como objetivo um ataque preventivo.

Anualmente, Coreia do Sul e Estados Unidos realizam a manobra militar Ulchi Freedom Guardian (UFG). Baseados em grande medida em simulações por computador, esses exercícios são realizados na Coreia do Sul durante duas semanas. Os dois aliados apresentam as operações como defensivas, mas, para Pyongyang, trata-se de uma provocação. E, todo ano, ameaça adotar represálias militares.
PUBLICIDADE


A operação de 2017 acontece em um contexto de alta tensão e de guerra retórica entre Washington e Pyongyang. “A situação na península coreana mergulhou em uma fase crítica por causa do imprudente alvoroço de guerra dirigido à Coreia do Norte pelos maníacos de guerra”, disse a KCNA. O presidente sul-coreano, Moon Jae-In, no entanto, reforçou que o exercício conjunto é puramente defensivo e pediu que Pyongyang não use as manobras como desculpa para perpetuar o “círculo vicioso” das tensões.

A China, aliada da Coreia do Norte, voltou a pedir nesta segunda que os dois países suspendam seus exercícios conjuntos e que sejam retomadas conversações para pôr fim à crise. “A atual situação na península da Coreia é muito sensível e frágil, o que requer que as partes diretamente envolvidas, Estados Unidos e Coreia do Sul incluídos, façam esforços conjuntos para reduzir as tensões”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU