COMEÇA A CAMPANHA DE AMASTHA COM MAGIA NEGRA RUMO AO PALÁCIO ARAGUAIA
Povo de terreiro criará Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do TO
A reunião será às 14 horas deste sábado, 26, na Câmara Municipal de Palmas, para fundar a Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins
Representantes de religiões de matriz afro brasileira de Palmas estarão reunidos, a partir das 14 horas deste sábado, 26, na Câmara Municipal de Palmas, para fundar a Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins.
Em entrevista ao T1 Notícias nesta sexta-feira, 25, Mãe Isa destacou a importância da união do povo e do fortalecimento com a criação da Federação. “Isso é muito importante para nós, para que tenhamos igualdade, porque o povo de terreiro tem muita dificuldade. Nossos filhos sofrem preconceitos, não são bem vistos, temos que fazer aparecer a nossa religião e não nos calar. A igualdade é para todos, para que o preconceito acabe. Agradeço o apoio grande do Estado e da Prefeitura de Palmas, que nos ajudaram nessa conquista”, afirmou.
Ya Ifalore Efuntola Ayelabola, Roberta de Osoguiã, que compõe a Comissão Executiva, convidou todo o povo de terreiro para se integrar à Federação. “Nós estamos convidando todos os irmãos de axé, todo o povo de terreiro que tem suas casas, seja Umbanda, seja Candomblé, seja Terecô , sejam as benzedeiras que tem as suas casas que cultuam os Orixás, que cultuam os Guias, para estar conosco na Câmara Municipal de Palmas neste sábado, a partir das 14h da tarde, levando os documentos das suas casas, levando as declarações de funcionamento que o próprio pai ou mãe de santo pode fazer junto com seus filhos, para a gente iniciar esse processo de criação da Federação. Neste sábado é para a federação sair aprovada e com seu estatuto criado e sua primeira diretoria eleita. É muito importante que o povo de santo e o povo de terreiro de Palmas se reúna, assim como as demais casas de outras cidades como Porto Nacional, Paraíso, Araguaína, que poderão se integrar à federação agora ou mais à frente. Todos estão convidados e serão bem vindos”, pontuou.
Convocação
Conforme edital de convocação publicado no último dia 26 de julho, a Comissão Executiva, composta por representantes de seis casas de Culto da Capital, receberá, no mesmo local, a partir das 13 horas deste sábado, a documentação de constituição da Casa que pretenda ser federada contendo: Termo de fundação da casa de culto no Tocantins, Declaração do sacerdote informando data de fundação de sua casa, endereço, denominação religiosa, a qual tradição pertence, linhas que cultua, e indicação de três representantes da casa aptos a compor chapa em seu nome para a primeira diretoria da Federação.
Durante a Assembleia Geral será decidido o nome da entidade, seu Estatuto, que deverá ser aprovado pelos representantes das casas inscritas como fundadoras da Federação, e ainda elegerá a primeira diretoria que será composta por: Diretoria, Conselho Fiscal, e Conselho de Administração.
Voto
A Assembleia Geral terá participação com direito a voz e encaminhamento de propostas, de todo filho de axé, assim apresentado e reconhecido pela comunidade de terreiro de Palmas. Terão direito a voto, as casas devidamente apresentadas e reconhecidas pela Comissão Executiva, através dos seus representantes, indicados pelo Sacerdote ou Sacerdotisa.
Comissão Executiva Para Criação da Federação de Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins
Pai Gil - Tenda do Caboclo
Roberta de Osoguiã - Casa Branca da Serra
Pai Luzivaldo de Omolu - Casa de Omulu
Pai Edmilson de Logun Edé - Casa Nossa Sra. Da Conceição
Ebomi Marcos de Xangô
Dofono Willian de Odê
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!