IRÃ TERRORISTA-EUA consideram ‘provocação’ do Irã teste de lançador de satélites
EUA consideram ‘provocação’ do Irã teste de lançador de satélites
1 de 2 O artefato, chamado "Simorgh", é capaz de colocar "satélites de 250 quilos a uma altura de 500 quilômetros" acima da superfície terrestre - IRANIAN DEFENCE MINISTRY/AFP
2 de 2 Tensão no ar - IRIB/AFP
AFP27.07.17 - 17h26
Os Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira contra o Irã por seu teste de um foguete lançador de satélites, alegando que se trata de uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e de um ato que prejudica a estabilidade regional.
“Consideramos o desenvolvimento de um míssil balístico”, disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert. “Consideramos um ato de provocação”, acrescentou.
O Irã anunciou nesta quinta-feira ter testado com sucesso um lançador de satélites.
O artefato, chamado “Simorgh”, é capaz de colocar “satélites de 250 quilos a uma altura de 500 quilômetros” acima da superfície terrestre.
Com este lançamento foi inaugurado oficialmente o Centro Espacial Imã Khomeini, construído para lançar satélites, informou a emissora estatal iraniana.
Os ocidentais suspeitam que o Irã queira desenvolver, usando a tecnologia de seus lançadores de satélites, mísseis balísticos de longo alcance capazes de transportar cargas convencionais ou nucleares.
O Irã sempre desmentiu essa acusação, afirmando que seu programa espacial tem fins unicamente pacíficos.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!