STF protocola denúncia contra Temer na Câmara Próximos passos serão a escolha do relator na CCJ, alvo de disputas políticas, e notificação do presidente, que terá prazo de dez sessões para se defender


STF protocola denúncia contra Temer na Câmara
Próximos passos serão a escolha do relator na CCJ, alvo de disputas políticas, e notificação do presidente, que terá prazo de dez sessões para se defender
Por Da Redação
access_time29 jun 2017, 10h56 - Publicado em 29 jun 2017, 10h53more_horiz


À direita, Secretário-geral da Mesa da Câmara, Wagner Soares Padilha recebe das mãos do servidor do Supremo Tribunal Federal (STF), a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer pela acusação de corrupção passiva - 29/06/2017 (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Silva Toledo, protocolou na Câmara dos Deputados a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Toledo entregou o documento por volta das 9h30 desta quinta-feira junto à Mesa Diretora do Legislativo.

Agora, caberá ao presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviar a denúncia para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que notificará a defesa de Temer e designará um parlamentar para ser o relator da ação. Presidente da CCJ, o deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) é correligionário do presidente, mas tem dado sinais de que pode indicar um deputado independente do governo, o que tem ensejado a movimentação de aliados de Temer contra a sua atuação.
Veja também

BrasilJanot rebate Temer: há fartas provas e ninguém está acima da leiquery_builder27 jun 2017 - 20h06

PolíticaSTF suspende para amanhã decisão sobre delação da JBSquery_builder28 jun 2017 - 19h06

PolíticaEm meio à crise política, Temer desiste de ir ao G20, na Alemanhaquery_builder28 jun 2017 - 20h06


Após ser informada oficialmente, a defesa do presidente terá o prazo de dez sessões do plenário para apresentar as suas alegações. Depois, o relator terá outras cinco sessões da comissão para avaliar a denúncia e elaborar um relatório a respeito. Independentemente da avaliação da CCJ, este relatório será analisado em plenário. Neste momento, a denúncia dependerá do apoio de 342 dos 513 deputados para ser aprovada.

Caso seja confirmada, será devolvida ao STF, que decide, por maioria simples, se também aceita a denúncia. Recebida pelos parlamentares e pelos ministros, converte Michel Temer em réu e o afasta do cargo de presidente da República. No cenário, Rodrigo Maia assume interinamente o cargo até que o Supremo julgue Temer, no prazo máximo de 180 dias. Condenado, ele sairia definitivamente e seria substituído através de eleições indiretas. Absolvido, retomaria o mandato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU