Trump está ‘comprometido’ com a Otan, diz premiê britânica
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve seu primeiro encontro oficial com um líder estrangeiro ao se reunir com Theresa May, premiê do Reino Unido, nesta sexta-feira. Após conversas na Casa Branca, May reafirmou o comprometimento de ambos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em coletiva de imprensa conjunta.
“Senhor presidente, acho que o senhor confirmou que está 100% com a Otan”, disse May, semanas após Trump chamar a aliança de “obsoleta”. Em raro momento diplomático, o republicano comentou que os dois vão trabalhar juntos para fortalecer laços comerciais.
Apesar de o Reino Unido não poder negociar acordos até deixar a União Europeia, May afirmou que a cooperação entre britânicos e americanos é “de interesse nacional dos dois países”. Trump disse esperar um acordo “rápido” assim que o Brexit for efetivado. De acordo com a premiê, o republicano também aceitou um convite para visitar a rainha Elizabeth II ainda neste ano.
Questionado sobre a possível retirada de sanções à Rússia, depois de agendar uma chamada telefônica com o presidente Vladimir Putin neste sábado, o presidente desconversou. “É muito cedo para falar sobre isso”, disse Trump. May, por outro lado, se manteve firme com a posição da União Europeia em relação ao país. “Fomos claros que queremos ver o Protocolo de Minsk implementado”, declarou, em referência ao acordo para pôr fim ao conflito na Ucrânia.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!