Gilberto Felisberto: Rio City Gospel Luterana Funqui Careta
Gilberto Felisberto: Rio City Gospel Luterana Funqui Careta
TYPOGRAPHY
- MEDIUM
- DEFAULT
- READING MODE
Rio City Gospel Luterana Funqui Careta
Por Gilberto Felisberto Vasconcellos
Entramos, e não sabemos como vamos sair, na entropia burguesa evangélica acerca da qual aplica-se a sábia sacada de Oswald de Andrade. Quando se trata de religião, não dá outra: ou é loucura ou é malandragem. A propósito da beata conversão de Antony Garotinho, Leonel Brizola disse que era pragmático–malandra.
Na ordem do dia está a questão se é possível o avanço da história com a Polícia Federal. Para Leon Trotsky, a única polícia admissível era a polícia revolucionária, e a KGB tem sido um viveiro de stalinistas reacionários
"O carioca, que não tem nada de pagão (o último índio Tamoio morreu olhado por um padre, informou Luís da Câmara Cascudo), cravou seu voto em Marcelo Crivella, o paternalista, como a televisão o é, que está a fim de cuidar das pessoas" | |
O carioca, que não tem nada de pagão (o último índio Tamoio morreu olhado por um padre, informou Luís da Câmara Cascudo), cravou seu voto em Marcelo Crivella, o paternalista, como a televisão o é, que está a fim de cuidar das pessoas. É o descuido que gera miséria, assim reza a bíblia. Nisso o pastor é petista, Lula pedia generosidade às classes dominantes. Mas esse paternalismo em Crivella não afasta o discurso tecnocrático-crematístico. A crematística, segundo Aristó- teles, é a arte de fazer dinheiro. Crente gosta mesmo é de dinheiro. O corpo do homem é o dinheiro. A moeda é anal católica, crédito é protestante e cruel.
Conciliar marxismo e religião é problemático, para não dizer impossível. É preciso, no entanto, explicar a fonte da fé nas massas. Daí a necessidade de lutar contra as raízes sociais da religião, e não simplesmente guerra à religião. Burrice é deixar sem educação política os operários que acreditam em Deus. Reacionarismo clerical é fazer da pobreza virtude.
Basta perseverar, basta ter fé que sua vez chegará. O dinheiro apaga os vestígios do pecado original. Seja forte, almeje o poder, aí você está a caminho da santidade
Leia mais:
É possível existir evangélico progressista? A igreja, como toda igreja (inclusive a católica), é de direita, mas haverá padres e pastores que não o sejam?
A igreja católica apoiou o golpe de 64 com Helder Câmara e o cardeal Arns, a UDN de batina, como dizia meu saudoso amigo Ariosvaldo Figueiredo.
A oposição laica não surte efeito, a oposição tem de ter um caráter religioso. A esquerda mantém sua aversão à experiência religiosa. Há necessidade de distinguir entre a religião do povo e a religião no povo.
PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE
A culpa e a inocência não medram para os grandes capitalistas (Globo e Record), e nem a culpabilidade da inocência, pois o dinheiro não tem senhor, o dinheiro é cosmopolita. Auri sacra fames. A sede insaciável do ganho.
Os evangélicos não são nacionalistas e muito menos anti-imperialistas. Em termos de escândalo, a religião convive muito bem com a fome. O bispo é obrigado a separar os campos: religião é religião, biusines é biusines, política é política.
Já tivemos no século 20 poder clerical-fascista como o de Mussolini e o de Franco. O poder e o capital são multinacionais, e neste aspecto não há diferença entre Globo católica e Record protestante.
E o hedonismo de telenovela que é objeto de ataque dos evangélicos? A Rede Globo perdeu no Rio de Janeiro o poder de persuasão da massa? O PSol irá escancarar que São Paulo e Santo Agostinho eram homossexuais? E se Crivella assumir uma postura sexualmente permissiva? Crivella, em seu projeto de chegar à presidência da República, irá se opor à linguagem tecnocrata dos tucanos? Teremos o embate entre a democracia dos evangélicos e a democracia dos tucanos? Qual é a nova fi sionomia do poder no Rio de Janeiro? A caridade dos evangélicos versus a caridade do Vaticano? Trata-se de uma disputa pelo exercício da filantropia? O idioma evangé- lico deixará de lado sua sexofobia?
Em relação a Leonel Brizola, o adversário histórico da Rede Globo, Crivella foi mais bem-sucedido por ter a seu dispor a televisão e a igreja como partido político. Sob o disfarce da humildade onde manifestará a prepotência evangélica? Com a sua linguagem da ampliação redundante, o poder evangélico aumentará o barulho no Rio de Janeiro?
No discurso evangélico não há lugar para a natureza. Não existe discurso eco-crente. O que existe é o capital improdutivo e fi ctício do rentismo. Pequeno-burguês e parvenu, o titio Edir Macedo não é um exemplário cultural antípoda de Carlos Lacerda, a expressão da burguesia comercial do Rio de Janeiro. Edir Macedo é o cidadão Kane jacu que não tem culpa por ter se tornado privilegiado.
A análise semiótica da cena evangélica revela que nela a inocência não é qualidade do pobre. No voluntarismo da ideologia evangélica o pobre é culpado de ser pobre, por isso precisa abandonar a má conduta e seguir a palavra do pastor que traz a prosperidade e o fim do sofrimento. Pier Paolo Pasolini gostava de citar a frase de um padre espanhol: “Quem semeia virtude colhe sucesso, quem diz a verdade colhe hostilidade”.
A burguesia cínica e pseudo-culta da Rede Globo, a inimiga dos CIEPs, é responsável (junto com o filantropismo ágrafo do PT) pela decadência psíquica e cultural do pobre que se tornou
"A burguesia cínica e pseudo-culta da Rede Globo, a inimiga dos CIEPs, é responsável (junto com o filantropismo ágrafo do PT) pela decadência psíquica e cultural do pobre que se tornou cativo da audiência evangélica" | |
cativo da audiência evangélica, diante da qual é impotente, o que não deixa de atemorizá-la, porque isso redunda em número de votos e perda de anúncio publicitário.
O design do comportamento crente de massa originalmente foi gestado pela Rede Globo gangsterística e católica, e hoje a moeda e o crédito estão sendo manuseados pelos pastores com guitarra elétrica pop.
A perversa dialética do evangelismo não caiu do céu, o seu corpo d’amore divino não está fora do alcance do soldado Bolsonaro. A pré-condição do fascismo, com suas variações no capitalismo video- financeiro, é a pequena burguesia enlouquecida e apavorada de engrossar as fi leiras andrajas do subproletariado.
Como aquilo que não se diz é ainda palavra, o Supremo Tribunal Federal irá daqui a pouco exibir a repugnante ecolalia da paráfrase evangélica. A única coisa que nos consola nestas depressivas eleições de 2016 é que o não voto venceu o voto.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!