O QUE È O NATAL
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL?
Reprodução: Terra
Professor e arqueólogo da Unicamp, Pedro Paulo Funari, explica de onde surgiu a comemoração.
24/12/2016 - 16:47
Então é Natal. Papai Noel, presentes, árvore e ceia são os símbolos dessa data tão especial para muitas pessoas. Mas, de onde surgiu toda essa tradição?
O arqueólogo e também professor da Unicamp, Pedro Paulo Funari, explica que a comemoração do Natal surgiu na verdade para ritos pagãos. A festa começou a ser comemorada muito antes do nascimento de Jesus Cristo e do calendário do ciclo solar.
Segundo o professor, a data surgiu para comemorar o dia mais curto do ano, em dezembro, no Hemisfério Norte. Já em Roma, a data de 25 de dezembro tinha associação à comemoração do Deus Sol, pois após o dia mais curto do ano, o sol voltaria a brilhar por mais tempo.
Já no Cristianismo a data começou a ser comemorada por volta do século IV, quando findou a perseguição religiosa por parte de Constantino, o imperador. Trocando em miúdos, a Igreja Católica adotou a comemoração que antes era pagã como a mais importante. Após essa adoção, com o poder que a Igreja ganhou, ela começou a perseguir aqueles que comemoravam a data no seu formato original, o dia do Deus Sol.
A data se tornou a partir do século XX mais comercial do que religiosa, pois mesmo aqueles que não são praticantes de nenhuma religião participam da ceia e também da troca de presentes entre os familiares.
Não importa a principal razão para se comemorar o Natal, o que vale mesmo é a união que a data proporciona aos familiares e amigos, que juntos celebram a data em paz e fraternidade.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!