Saiba o que mais estará em jogo nas eleições americanas

Saiba o que mais estará em jogo nas eleições americanas

Renovação da Câmara dos Deputados, mudanças no Senado e até novas leis serão decididas nas urnas americanas em 8 de novembro

A decisão entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump está longe de ser a única escolha que os eleitores americanos precisarão fazer no dia 8 de novembro. Parte do Congresso, centenas de cargos regionais e municipais e até mesmo novas leis estarão nas cédulas dos eleitores dos cinquenta Estados do país.
Apenas dois tópicos são comuns para todos os eleitores: o próximo presidente e a renovação da Câmara dos Deputados. Com um sistema político que dá maior liberdade aos Estados e municípios, as eleições serão diferentes para os moradores de cada parte dos Estados Unidos. Por mais que sejam menos comentadas, as corridas paralelas de novembro podem afetar o futuro do país tanto quanto o próximo ocupante da Casa Branca.
Entenda o que mais estará em jogo:

Senado

Cadeiras do Senado americano em 2016
Composição do Senado dos Estados Unidos em 2016
Cada Estado americano é representado por dois senadores, totalizando cem membros, que são eleitos para mandatos de seis anos. Assim como no Brasil, a escolha dos representantes não ocorre de uma vez só. Nos Estados Unidos, há eleições para o Senado em todos os anos pares, quando cerca de ⅓ das cadeiras são colocadas para voto.
Em 2016, 34 cadeiras no Senado estão abertas para serem substituídas: dez que atualmente pertencem aos democratas e 24 ocupadas por republicanos. As novas eleições podem resultar em uma troca no partido detém a maioria no Senado – que neste período é o Republicano – e facilitar ou complicar as decisões do presidente eleito.
A corrida para o próximo Senado está acirrada: enquanto os democratas precisam ganhar cinco cadeiras, os republicanos não podem perder mais de três. De acordo com previsões do jornal The New York Times, o Partido Democrata tem 57% de chances de retomar o controle pelos próximos dois anos.

Câmara dos Deputados

Cadeiras da Câmara dos Deputados em 2016
Composição da Câmara dos Deputados nos Estados Unidos em 2016
A outra parte do Congresso bicameral americano é a Câmara dos Deputados, também chamada de Casa dos Representantes. Todas as suas 435 cadeiras estão abertas para votação em 2016 e os novos membros atuarão durante dois anos. Diferente do Senado, os Estados têm um número de deputados na Câmara equivalente a sua população. Os Estados de grande porte são divididos em distritos e cada região vota em seus próprios representantes.
A atual Câmara tem o maior controle republicano desde 1928, algo que os democratas anseiam por mudar em 2016. É improvável que ganhem as 32 cadeiras necessárias para que superem o adversário, porém, desejam ao menos diminuir a maioria republicana.
Por coincidir com a data de escolha do presidente, o número de eleitores deste ano promete ser bem maior que o de 2014. Na última década, democratas costumaram ganhar espaço no Congresso em ano de eleições presidenciais, enquanto os midterms, pleitos realizados no meio mandato presidencial, ajudaram os republicanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU