Crime é “atentado político, um ato contra a soberania", diz secretário de Segurança

CASO DE ITUMBIARA

Crime é “atentado político, um ato contra a soberania", diz secretário de Segurança

 
Segundo coronel Edson Costa, independente das motivações que venham a ser apontadas pela Polícia Civil se “perpetrou contra a cidadania e o processo eleitoral”
Da Redação
O secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, coronel Edson Costa, declarou durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 29, que o acontecimento em Itumbiara é um “atentado político, independente das motivações que venham a ser apontadas pelas investigações da Polícia Civil”. Segundo ele, ao alvejar autoridades que estavam em caminhonete durante carreata, “se perpetrou contra direitos políticos, a cidadania e o processo eleitoral, se efetuou um ato contra a soberania, o estado de direito, a liberdade de expressão e de livre atividade do cidadão para exercer seu direito político”, afirmou.

Foto: André Saddi/SSPAP
Coronel Edson Costa (ao centro) durante coletiva: "Se efetuou um ato contra a soberania, o estado de direito, a liberdade de expressão e de livre atividade do cidadão para exercer seu direito político"
Na entrevista coletiva, autoridades discorreram sobre o atentado ocorrido em Itumbiara, durante carreata na quarta-feira, 28. Na ocasião, um servidor da prefeitura disparou contra a caminhonete que conduzia autoridades. O candidato a prefeito, José Gomes da Rocha (PTB), mais conhecido como Zé Gomes, foi atingido e morreu. O vice-governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton (PSDB), e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, também foram baleados e se encontram internados no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), em Goiânia. Também morreu o cabo da Polícia Militar, Vanilson João Pereira, que estava a trabalho no evento.

Coronel Edson afirma que “se atentou contra um candidato e o fato atuou diretamente na configuração política do município, na medida em que se tirou um concorrente da disputa”. Ele abordou, ainda, a rápida atuação das forças de segurança, na medida em que a contenção do agressor se verificou num curto espaço de tempo, de apenas 11 segundos. O autor dos disparos, Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, foi morto durante a troca de tiros.

O atirador tinha uma carga sobressalente e poderia causar mais baixas. “Tivemos perdas de vidas, de duas pessoas valorosas, mas a pronta reação impediu que a catástrofe fosse ainda maior”, disse o coronel Edson. Ele citou a visita do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, que qualificou os acontecimentos em Itumbiara como “um lamentável ponto fora da curva”.

“Goiás está na plenitude de sua capacidade de manter a ordem e a segurança. O fato foi uma situação atípica”, disse o coronel Edson. Ele anunciou que a tropa para as eleições será de 10 mil policiais, além do efetivo ordinário.

O governador Marconi Perillo (PSDB) autorizou a medida, que engloba pagamento de horas extras. O gestor, que estava nos Estados Unidos em missão comercial, cancelou toda a agenda naquele país e retornou ao Brasil. Diante do ocorrido, ele determinou que o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, seguissem para Itumbiara. Nesta tarde Marconi determinou, ainda, que seja decretado luto de três dias no Estado.

Investigações
A apresentação do caso foi feita, também, pelo delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires, o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Antônio Borges, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen Júnior, e a superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Rejane Barcelos.

Ainda segundo o coronel Edson, após o ocorrido em Itumbiara, uma força-tarefa foi montada para a elucidação do caso. Ao todo, 13 delegados da PC seguem com as investigações, além de outros dois delegados da Polícia Federal que acompanham o caso. A equipe é comandada pelo delegado-geral da PC, Álvaro Cássio, e coordenada pelo titular da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), Douglas pedrosa. O superintendente de Polícia Judiciária da SSPAP, Alécio Moreira, também participa dos trabalhos em Itumbiara.

De acordo com o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires, após o início das investigações, a Polícia Civil chegou às casas de dois filhos do autor dos disparos, em Goiás e também no Estado de Minas Gerais. Com eles foram apreendidos 84 quilos de maconha, um veículo irregular, além de armas de pressão. Eles não foram encontrados pela polícia, que segue na procura.

A Polícia Civil, que investiga o caso, já conta com imagens de câmeras do circuito de segurança que mostram a movimentação do autor dos disparos minutos antes do ataque. As gravações identificam o momento exato, por volta das 17h45, quando Gilberto Ferreira do Amaral posiciona o veículo, um Fiat Siena preto, na via contrária e aguarda a passagem da carreata em que estavam o candidato Zé Gomes, o vice-governador José Eliton, o deputado federal Jovair Arantes (PTB) e outras lideranças políticas.

- Confira o vídeo registrado por uma câmera de segurança que mostra o momento do atentado e o desespero das pessoas durante o tiroteio

 


Testemunhas
O senador Wilder Morais, presidente do PP, que estava no mesmo veículo em que seguia o ex-prefeito José Gomes e o vice-governador José Eliton, relatou, ao Diário da Manhã, um “cenário de horror” durante o tiroteio. Conforme o parlamentar contou ao jornal, ele seguia na fila de trás do candidato e do vice-governador José Eliton quando de repente escutou dois tiros e identificou a direção. Então, o parlamentar se jogou no chão, tentando se proteger. Wilder afirma que se machucou com a ação, pois após o tiroteio, com a correria e desespero, foi pisoteado. “Estou dolorido e machucado”, afirmou.

Conforme informações do G1 Goiás, o prefeito de Itumbiara, Francisco Domingues de Faria (PTB), conhecido como Chico Balla, declarou que o autor do atentado era um "atirador profissional". De acordo com o gestor, Gilberto era funcionário público, mas estava licenciado de seu cargo na Secretaria Municipal de Saúde por assuntos particulares. Chico Balla disse que o atirador trabalhava na campanha de um candidato a vereador de uma das coligações adversárias à de Zé Gomes.

"Era caçador, me disseram que já tinha antecedentes. Nós não temos dúvidas de que esse Gilberto era um atirador profissional. Ele ia matar todos nós que estávamos na caminhonete, só não fez isso porque o PM, em um ato de extremo heroísmo, nos salvou", disse ao G1.

Feridos
Diário da Manhã informou ainda que o vice-governador José Eliton e o advogado Célio Rezende, que foram feridos no atentado, já saíram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência Otávio Lage. O boletim afirma que os dois respiram sem aparelhos e apresentam quadro estável. A expectativa é de eles permanecerão no hospital possivelmente até o final de semana. Nesta quinta-feira, 29, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e outras autoridades, visitaram José Eliton e Rezende e manifestaram sua solidariedade.

Novo candidato
Com a morte de Zé Gomes, o deputado federal e presidente estadual do PTB, Jovair Arantes, anunciou que o engenheiro agrônomo José Antônio, do mesmo partido, foi escolhido para ser o novo candidato do partido. Segundo Arantes, Zé Antônio acompanhava Zé Gomes e a candidatura dele representa um “sonho” do colega. "Nas urnas aparecerá ainda o nome e foto de Zé Gomes. No entanto, já acordamos com a Justiça Eleitoral que o substituto será o Zé Antônio, que sempre acompanhava Zé Gomes nas empreitadas", disse o deputado.

Sepultamento
No final da tarde desta quinta-feira, o corpo de José Gomes da Rocha foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade. Durante a cerimônia, Caroline Gomes, filha do candidato, agradeceu o carinho e o apoio da população de Itumbiara manifestados durante o cortejo O cabo da PM Vanilson João Pereira, que também morreu no ataque, foi enterrado em outro cemitério também nesta quinta-feira.(Com informações da Ascom da SSPAP, do Jornal G1 e do Diário da Manhã)
Leia por assunto: ,  ,  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU