Oeste espalha sua democracia como o café em sacos, mas as pessoas precisam para fazer própria escolha "- Gorbachev
Oeste espalha sua democracia como o café em sacos, mas as pessoas precisam para fazer própria escolha "- Gorbachev
Os líderes ocidentais há muito tempo seguiu a política de imposição de valores democráticos em países sem o consentimento das pessoas dessas nações, Mikhail Gorbachev diz, observando este foi parcialmente responsável pelo colapso da URSS.
O ex-líder soviético falou com a Interfax à frente do 25º aniversário do golpe de Estado abortado 1991 que provocou o fim da União Soviética.
"Na época, eu disse aos americanos: você está tentando impor a sua democracia nas pessoas de diferentes países, espalhando-o em torno de como o café em sacos, mas temos de dar às pessoas a oportunidade de fazer sua própria escolha. Mas eles continuaram e continuam a perseguir essa política externa. Até mesmo o presidente Obama, eleito democraticamente e apreciando a este respeito uma autoridade significativa no país, não poderia mudar este curso - o curso em impor soluções one-patas. No entanto, duvido que ele queria ", disse Gorbachev.
Gorbachev, cujos objectivos estratégicos trouxe o fim da Guerra Fria, culpou o Ocidente por aplaudir o colapso da URSS, em vez de ajudar o país, uma vez que não queria que a união seja um "estado democrático poderoso."
"Eles não querem que a União Soviética para se tornar um Estado democrático poderoso. Seria garantir que nem a política de medidas unilaterais, nem a política de dominação dos Estados Unidos nos assuntos globais iria funcionar, e alguns políticos americanos viu Gorbachev como um obstáculo aos seus planos ", o primeiro e único presidente soviético explicou ainda.
"E então, quando eles fizeram uma oferta para Boris Yeltsin, seu objetivo era o mesmo - para evitar o surgimento de Rússia como um Estado democrático poderoso. Lembre-se, quando a União [Soviética] entrou em colapso, qual foi a reação do Ocidente a este evento trágico? Eles disseram, 'este é um dom de Deus.' E quando a Rússia estava em suas costas, o presidente dos Estados Unidos aplaudiram abertamente a liderança russa da época, " Gorbachev acrescentou.
O político, no entanto, declarou que a interferência externa não foi o principal fator que contribuiu para a queda do sindicato, afirmando que as autoridades do país e ele mesmo estavam atrasados com as reformas que foram fortemente necessárias na URSS.
"O momento era ruim, nós tarde quando nós [estavam se preparando] para lançar [reformas], remodelar todo o sistema de gestão da União [Soviética].
"Estados-repúblicas ficou mais forte ... Temos vindo a perceber que havia contradições, que a velha forma da União já não satisfaz as necessidades do país, [ele] tinha de ser reformado, descentralizada, mas não destruídos.
"Nós percebemos que estávamos pressionado pelo tempo, estávamos a preparar o novo Tratado da União, mas os nossos adversários também sabia que amanhã seria tarde demais.
"[...] Eu tinha certeza de que só um tolo tentaria quebrar tudo. Mas..."
Gorbachev disse, porém, que o golpe não veio como uma surpresa. Ele mencionou uma série de "tentativas de arruinar perestroika, se misturam com o processo de democratização" no país, que ele efetivamente suprimida. Em suas próprias palavras, seu maior erro foi deixar que a confiança no sucesso de suas políticas se transformar em arrogância, o que provocou o golpe.
"Eu estava absolutamente convencido de que estávamos no caminho certo, e que eu era capaz de resistir às forças que se interpõem no caminho da perestroika [o processo de reestruturação do Estado].
"Sem confiança em que, eu não teria sido capaz de terminar o trabalho de obter o acordo de todos sobre o texto do novo Tratado da União. Eu tenho que dizer que em algum momento essa confiança cresceu em arrogância, e talvez este foi o meu principal erro, " Gorbachev contemplados.
Durante seus anos como líder da URSS, Gorbachev tentou reformar o Partido Comunista estagnação ea economia do estado através da introdução de uma variedade de reformas democráticas. No entanto, os críticos dizem que quanto mais ele democratizou a união, a menos controle que tinha sobre ele, como foi mostrado pelos acontecimentos do final de agosto de 1991 - '. Putsch' conhecido na Rússia como o "golpe Soviética falhou" ou
Em seguida, vários membros da liderança soviética, incluindo o ministro da Defesa e chefe do KGB, tentaram perturbar a assinatura do novo Tratado da União entre os Estados-repúblicas da URSS. Em 19 de agosto, 20 e 21 que isolado Gorbachev em sua residência na Crimeia, onde ele estava de férias, e criou o Comitê Estadual de Emergência (GKChP), com um dos membros, Gennady Yanayev, declarando-se presidente da URSS.
O GKChP rolou tanques em Moscow, mas a liderança da República Russa, liderada por Boris Yeltsin, resistência organizada. Após a sua chamada, milhares de pessoas se reuniram em torno da Casa Branca para apoiar Yeltsin eo golpe falhou três dias depois.
Apesar de ser restaurado ao poder após o golpe falhou, Gorbachev foi politicamente destruído por ele e resignado, dissolvendo as unidades partido dentro do governo e destruindo, assim, a única força unificadora que realizou a União Soviética juntos.
Logo depois, a Federação Russa assumiu as instituições do antigo estado unificado, e a URSS invadiu repúblicas independentes.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!