Siqueira Campos comemora 88 anos com missa de ação de graças

Siqueira Campos comemora 88 anos com missa de ação de graças


AddThis Sharing Buttons
360
Evento ocorre às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, que fica na Praça dos Girassóis, em Palmas
Foto: Internet
Siqueira Campos, que vai completar 88 anos
Da Redação

Na segunda-feira, 1º, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (sem partido)  completa 88 anos. Em comemoração ao aniversário será realizada uma missa de ação de graças, às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, que fica na Praça dos Girassóis, em Palmas.

No final de junho o ex-governador ficou internado por uma semana, no Hospital IOP, em Palmas, após apresentar queda de pressão e hipotermia. Conforme o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM), se tratava de uma severa pneumonia. A pressão de Siqueira chegou a ficar menor do que 8x4, batimentos cardíacos inferiores a 40 por minuto e temperatura de 30 graus. O político chegou a ficar inconsciente.

Perfil
Siqueira Campos nasceu em Crato, Ceará, no dia 1º de agosto de 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos - que tinha a profissão de seleiro e sapateiro - e de dona Regina Siqueira Campos.

Ficou órfão de mãe aos 12 anos, falecida em trabalho de parto, e viajou pelo país por quase dez anos, em busca de oportunidade, chegando a passar parte da adolescência nas ruas, até se estabelecer. Nesse período, trabalhou em vários ofícios em diversas cidades, até chegar à cidade de Colinas, no então norte de Goiás, atual Colinas do Tocantins. Antes, passou pelos Estados do Amazonas (onde foi seringueiro), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Colinas, Siqueira começou a trabalhar na área rural, o que despertou nele a vocação política: fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e deflagrou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Na eleição seguinte foi candidato a vereador, tendo sido eleito com votação expressiva. Elege-se vereador de Colinas com maior votação (1965) e escolhido presidente da Câmara (1966). Era então filiado a Arena. Integraria também ao longo de sua carreira ao PDS, PDC, PFL, PL e PSDB.

Siqueira também foi eleito deputado federal, reeleito por mais quatro mandatos, permanecendo no cargo entre 1971 e 1988, enquanto representante do norte goiano. Chegou a fazer uma greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Siqueira foi, inclusive, deputado federal Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregado ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

A criação do Tocantins, pelos deputados membros Assembleia Constituinte, finalizou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então Norte de Goiás em prol da divisão do Estado. Com o Tocantins finalmente criado, Siqueira Campos se elegeu o primeiro governador, para mandato de dois anos (de 1º de janeiro de 1989 a 15 de março de 1991). Nessas eleições foi eleito na oposição aos governos federal e estadual de Goiás, sendo que este último ainda exercia grande influência sobre política do recém-criado Tocantins. Contribuiu para a construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.

Siqueiro exerceu o cargo de governador do Estado do Tocantins por quatro mandatos (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, 1999 a 2002 e de 2010 a 2014). É pai do empresário, pedagogo e também político Eduardo Siqueira Campos. Renunciou ao cargo de governador do Tocantins em 5 de abril de 2014, juntamente com o vice João Oliveira (DEM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada