Renan Calheiros Presidente do Senado, Renan enfrenta denúncias da Operação Lava Jato

Renan Calheiros

Presidente do Senado, Renan enfrenta denúncias da Operação Lava Jato

REDAÇÃO ÉPOCA
07/06/2016 - 17h36 - Atualizado 07/06/2016 18h59
Renan Calheiros é político, senador pelo Estado de Alagoas e atualmente ocupa o cargo de presidente do Senado.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)
José Renan Vasconcelos Calheiros nasceu em 1955, em Murici, Alagoas, em uma família de políticos – seu pai, Olavo Calheiros Novais, foi deputado por cinco mandatos consecutivos e seu filho, Renan Calheiros Filho, é o atual governador de Alagoas. Formou-se em Direito, pela Universidade Federal de Alagoas, quando começou sua carreira política no Diretório Acadêmico.
Foi eleito deputado estadual em 1978 pelo MDB e, em 1982, elegeu-se deputado federal, então pelo PMDB, e exerceu dois mandatos. Trocou o PMDB pelo PRN em 1989 e participou da campanha que elegeu o presidente Fernando Collor. Como aliado do governo, foi um dos políticos que apoiaram as reformas econômicas de Collor, entre elas o confisco da poupança.
Renan deixou a Câmara em 1992 e assumiu a vice-presidência de uma subsidiária da Petrobras, a Petroquisa. Atuou nesse cargo até 1994, quando foi eleito senador com 235 mil votos. Participou do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando assumiu o Ministério da Justiça em 1998. Foi reeleito senador em 2002, quando apoiou o presidente Lula. No segundo mandato, Renan relatou, no Senado, o projeto de lei que criou o programa Bolsa Família.
Renan Calheiros enfrentou denúncias de corrupção em 2007. Na ocasião, revelações publicadas na imprensa mostravam que a empreiteira Mendes Júnior estava pagando uma pensão de R$ 12 mil à jornalista Mônica Veloso – Mônica seria amante de Renan. A essa revelação, somaram-se mais denúncias envolvendo a relação de empresas e tráfico de influência. A pressão fez Renan Calheirosrenunciar ao cargo no final de 2007. No entanto, voltou ao Senado em 2010, quando foi eleito pela terceira vez. Assumiu a presidência da Casa em 2013 e, em 2016, presidiu a sessão que votou pela admissão do pedido de impeachment de Dilma Rousseff.
Renan voltou a enfrentar denúncias de corrupção em 2016, dessa vez na Operação Lava Jato. Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, divulgou áudios de conversas com Renan que indicariam interferências nas investigações. O procurador-geral da República,Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do senador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU