DULCE MIRANDA QUER CARLESSE PRESIDENTE DA AL

Esquenta disputa pela presidência da AL; Damasistas pedem ajuda ao Palácio

 
AddThis Sharing Buttons
4
BASTIDORES

A aproximação das eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para o próximo dia 8, intensificou as articulações nos bastidores da Casa de Leis e fora dela. Na noite de terça-feira, 28, um grupo de deputados reuniu-se – mais uma vez – na residência do deputado Mauro Carlesse(PHS), que disputa a presidência do parlamento estadual. No dia seguinte, outro grupo de parlamentares, ligado ao presidente e candidato à reeleição, Osires Damaso (PSB), foi ao Palácio Araguaia. Segundo fontes ouvidas pelo blog, a visita foi para pedir “ajuda” ao governador Marcelo Miranda (PMDB) na disputa pelo comando do Legislativo.

INDEPENDÊNCIA?

Para parlamentares ouvidos pelo blog, causou estranheza a visita de seus colegas ao Palácio Araguaia para pedir apoio na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia. Eles lembram que existe uma luta constante dos parlamentos brasileiros em geral, e da AL-TO em particular, pela independência, de fato, em relação ao Poder Executivo.

QUASE DOIS TERÇOS

Tanto deputados ligados a Mauro Carlesse quanto a Damaso dão conta de que o primeiro teria 15 dos 24 votos na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. O blog apurou que já foram 16 – dois terços do total – mas nesta quarta-feira, 29, Carlesse perdeu um.
FORA, MAS NEM TANTO

Fontes palacianas e da Assembleia garantem que o governo está fora da disputa pela presidência da Casa da Assembleia. Entretanto, são crescentes os comentários sobre a participação da deputada federal e primeira do Estado, Dulce Miranda(PMDB) no processo. A peemedebista estaria trabalhando pela eleição de Mauro Carlesse (PHS).

ESTRATÉGIA

A estratégia dos aliados de Mauro Carlesse é o afastamento distanciamento da Assembleia, e até de Palmas, nos próximos dias. Já aqueles ligados ao presidente Damaso devem permanecer por aqui até o próximo dia 8, às 9 horas, quando acontecerá a eleição da Mesa.

AJUDA AOS ADVERSÁRIOS

Os deputados estaduais ligados ao Palácio não comentaram, publicamente, a nomeação da nova secretária de Estado da Educação, Vanessa Zavanese. Mas a escolha desagradou a base do governador Marcelo Miranda. Um parlamentar – que pediu para não ser identificado – chegou a dizer que no governo age da seguinte forma: “para os adversários, tudo; para os aliados, nado”. A nova titular da Educação é ligada à deputada federal Professora Dorinha (DEM), eleita em chapa contrária à do governador.

INSPEÇÃO VEICULAR AMBIENTAL

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) disse ao blog nesta sexta-feira, 30, que já tem parecer favorável da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa para retirar do Código Tributário a inspeção veicular ambiental, acrescida ao Código no “pacotaço”. Instituída pelo governo do Estado, a taxa foi derrubada pela Assembleia por meio de Decreto Legistivo, mas pode ser restabelecida a qualquer momento com a edição de uma nova uma nova portaria, caso o Executivo queira.

INSPEÇÃO ELETRÔNICA

O advogado e jornalista Arnaldo Filho, de Araguaína, autor da ação que derrubou liminarmente a terceirização da taxa de inspeção veicular no Estado, disse ao blog que vai apresentar suas contrarrazões à decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins que suspendeu os efeitos de liminar. Na prática, o causídico vai pedir ao TJ que reconsidere a decisão. Arnaldo se disse indignado com as alegações do governo do Estado – autor do recurso contra a decisão da primeira instância – segundo as quais o Detran não tem condições de realizar o serviço. “Ora, como não tem condições, se essas inspeções demandam apenas um servidor, um equipamento fotográfico e uma impressora?” questiona o advogado.
COLINAS

O ex-deputado estadual e ex-governador Sandoval Cardosonegou nesta quinta-feira, 30, informações de bastidores segundo as quais sua esposa, Marcela Cardoso, seria pré-candidata a prefeita de Colinas. Em breve entrevista ao blog Sandoval informou, no entanto, que não ficará fora do processo político-eleitoral deste ano. “Vou ajudar vários companheiros, de Colinas e de outros municípios”, explicou.

ESCRITÓRIO EM PALMAS

Esta semana, chamou a atenção dos palmenses que passaram pela LO-1 – nas proximidades da Havan – uma grande faixa com o nome de Sandoval Cardoso. Ao blog ele disse que se trata de um escritório seu em Palmas, já que não teria nenhum outro imóvel na capital.

SERVIDORES DA AL

Não são apenas os servidores do Executivo estadual que estão cobrando o pagamento da data-base. Os da Assembleia Legislativa também. Reunidos nesta quarta-feira, 29, eles decidiram notificar a Mesa Diretora da Casa cobrando o envio ao plenário de uma Resolução dispondo sobre o direito. Caso não sejam atendidos podem cruzar os braços.
PROVOCAÇÃO

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), não perdeu a chance de provocar o governador Marcelo Miranda (PMDB) nas redes sociais em relação à notícia do aumento, em breve, de quase 14% na tarifa de energia elétrica. “Será que governo do Tocantins não pensa em outra coisa que não seja aumentar tarifas ou criar impostos. Já era um absurdo, hoje aumento de energia. Chega”, escreveu o gestor da capital, em sua conta no Twitter. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O AUMENTO

O anúncio do aumento de quase 14% na tarifa de energia elétrica, autorizado pela Aneel, causou indignação também entre os deputados estaduais. Ricardo Ayres (PSB) e Valdemar Junior (PMDB) querem explicações dos responsáveis pela autorização. Para eles, os moradores dos estados pobres e produtores de energia, como o Tocantins, pagam a conta dos ricos de outros estados, que não produzem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada