Advogado de Claudia Lelis diz que processo "não afeta registro de candidatura"

Advogado de Claudia Lelis diz que processo "não afeta registro de candidatura"

 
AddThis Sharing Buttons
7
Defesa da vice-governadora reforça que o parecer contrário da PGE era esperado
Da Redação
A assessoria jurídica da vice-governadora Cláudia Lelis (PV) emitiu nota na manhã desta quinta-feira, 30, para garantir que o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral pelo cassação do mandato da pevista não afeta futuro registro de candidatura para postular o Paço. Assinado pelo advogado Solano Donato, o documento garante: “Preocupação zero”.
Foto: Divulgação/Partido Verde
Vice-governadora Cláudia Lelis é pré-candidata à Prefeitura de Palmas
O advogado disse não haver surpresa que o parecer da PGE fosse contrário à Claudia Lelis e ao governador Marcelo Miranda. “É uma mera opinião do órgão que entrou com a ação. São repetições dos argumentos utilizados pelo Ministério Público no Tribunal Regional Eleitoral [TRE]”, argumenta.

Solano Donato também defende que a decisão da Corte Regional está de acordo com “a Lei e a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral [TSE]”. “Não se admite a cassação de mandato com base em presunção. A conduta ilícita deve ser provada de forma robusta, o que não ocorreu no presente caso, havendo apenas conjecturas lançadas pelo Ministério Público a partir de indício”, reforça.

A nota ainda comenta ponto do próprio parecer que afasta declaração de inelegibilidade. “O parecer não afeta o mandato, muito menos prejudica o registro de candidatura de Cláudia previsto para 5 de agosto próximo e a posse, caso eleita em 2 de outubro”, discorre.

Por fim, a defesa de Cláudia Lelis cita que em julho o TSE entrará em recesso e que com as eleições a partir de agosto, “é impossível o julgamento desse processo esse ano”. “ Ressaltamos que este processo não afeta o registro de candidatura, a posse e muito menos o cumprimento integral do mandato de prefeita, sendo ela eleita. Preocupação zero”, conclui.

Confira a íntegra da nota do advogado Solano Donato:

"Nota
Em relação ao parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra a chapa a “Experiência faz a Mudança”, o advogado, Solano Donato, afirma que:
- Não há nenhuma surpresa no parecer do Ministério Público Eleitoral contra Marcelo Miranda e Cláudia Lelis, já que é uma mera opinião do órgão que entrou com a ação. São repetições dos argumentos utilizados pelo Ministério Público no TRE.

- A decisão do TRE/TO está de acordo com a Lei e a jurisprudência do TSE, já que não se admite a cassação de mandato com base em presunção. A conduta ilícita deve ser provada de forma robusta, o que não ocorreu no presente caso, havendo apenas conjecturas lançadas pelo Ministério Público a partir de indícios.

- O parecer não afeta o mandato de Marcelo e Cláudia Lelis, muito menos prejudica o registro de candidatura de Cláudia previsto para 5 de agosto próximo e a posse, caso eleita em 2 de outubro. O próprio parecer afasta a possibilidade de declaração direta de inelegibilidade.

- Ademais, considerando o recesso de julho no TSE e as eleições a partir de agosto, é impossível o julgamento desse processo esse ano, já que os processos referentes às eleições têm prioridade em relação aos outros. Ressaltamos que este processo não afeta o registro de candidatura, a posse e muito menos o cumprimento integral do mandato de prefeita, sendo ela eleita. Preocupação zero!

Dr. Solano Donato
Advogado"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU