MEMÓRIAS DA GUERRA-O TERROR DO JAPÃO-Fotografias mostram a brutalidade da Batalha de Saipan
Fotografias mostram a brutalidade da Batalha de Saipan
É uma batalha pouco conhecida que tirou muitas vidas americanas e japonesasdurante a Segunda Guerra Mundial.
Mas agora, fotografias capturadas pelo fotógrafo da revista Life, Eugene Smith, mostram os horrores do dia-a-dia dos combates para os soldados americanos que enfrentaram forças nipônicas em Saipan, nas Ilhas Marianas, entre 15 de junho e 9 de julho de 1944.
Faces marcadas pelas dores de suas experiências, homens cansados da guerra, são mostrados transportando seus amigos feridos ou tirando civis japoneses de seus esconderijos.
As fotografias foram feitas durante a batalha que tirou a vida de 20 mil civis japoneses – muitos por suicídio – e quase 30 mil soldados japoneses na ilha. Dos 71 mil soldados americanos que desembarcaram em Saipan, 3.246 morreram, enquanto outros 13 mil foram feridos.
A batalha foi o ponto de virada do esforço americano contra as forças do Japão. A situação japonesa tornou-se tão desesperada que os comandantes pediram aos civis para tomar espadas de bambu e juntar-se à luta.
A destruição na ilha do Pacífico foi capturada nas fotografias da Life, com paisagens salpicadas de detritos de bombardeios e tiroteios.
Muitos dos homens nas imagens não têm face – suas costas para a câmera ou seus rostos obscurecidos – o que ressalta a marcante solidão e anonimato da vida na linha de frente.
Médicos cuidadosamente atendem camaradas feridos em pleno campo de batalha. Em uma fotografia, soldados mostram carinho similar por um cachorro ferido.
Smith também registrou o esforço de um fuzileiro naval americano para resgatar umbebê ferido encontrado debaixo de uma pedra numa caverna na qual soldados japoneses se escondiam.
Em outra foto, civis são mostrados saltando para a morte de penhascos: cerca de 1.000 deles se mataram dessa maneira, com medo da ocupação americana.
Fonte: Daily Mail, 15 de janeiro de 2012.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!