Inflação ao ritmo de lepo lepo!

Inflação ao ritmo de lepo lepo!

Crédito da imagem: Estadão

A inflação oficial, o IPCA, fechou o ano em 10,76%, dois dígitos, como temia o mercado financeiro. Os vilões foram a cebola, o tomate e a batata, que subiram acima da média. Nem vou citar aqui, os outros itens que puxaram o índice para cima. A inflação está causando o efeito descrito na música "lepo lepo". 














Ah eu já não sei o que fazer
Duro, pé-rapado e com o salário atrasado
Ah eu não tenho mais pra onde correr
Já fui despejado, o banco levou o meu carro
Agora vou conversar com ela
Será que ela vai me querer?
Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro, ou  é amor, ou cumplicidade.

o meu prognóstico do início do ano de 2015, infelizmente, veio concretizar. Disse em fevereiro de 2015, que a inflação iria bater próximo de dois dígitos (10%). E bateu.

A inflação "lepo lepo" deste ano, vai bater nos 15% em algum momento do ano de 2016. É provável que, no final do ano, recue para próximo de 10%, novamente.

Apesar de desmentido por parte do governo, o recuo da economia em 2016 será próximo de 3%. Levando em consideração que o custeio da máquina do governo cresce, em termos reais, cerca de 6% ao ano, o País experimentará um novo "déficit fiscal" recorde. Estimo que o déficit primário será algo acima de R$ 200 bilhões em 2016. O governo Dilma vai cobrir o déficit primário com emissão de novos títulos da dívida pública como fez em 2015. O rombo do Orçamento em 2015 foi de R$ 120 bilhões. 

O presidente do Banco Central Alexandre Tombini já avisou ao mercado financeiro que tentará segurar a inflação com o aumento da taxa básica de juros Selic. O governo Dilma cobrirá o rombo de 2016 com novas emissão de títulos da dívida pública. Acontece que os títulos da dívida pública no Brasil tem liquidez imediato, mesmo que o prazo contratado seja de médio ou longo prazo. Isto equivale que, no Brasil, à emissão de papel moeda. Pior, em ritmo frenético. Tal qual ritmo do "lepo lepo". Tal qual, no governo Sarney. 

O financiamento dos gastos do governo com emissão de títulos públicos, alarga a base monetária. Alargando a base monetária, inflação comerá solto. Será no ritmo "lepo lepo". Inflação em alta, tornará a letra do "lepo lepo" uma realidade para os brasileiros, de renda média e baixa. O governo Dilma encontrará dificuldade em controlar a inflação de 2016.

Agora vou saber a verdade
Se é dinheiro, ou  é amor, ou cumplicidade.

SakaSakamori









@SakaSakamori

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação