Coreia do Norte: sete curiosidades sobre o ditador Kim Jong-un

O

Coreia do Norte: sete curiosidades sobre o ditador Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte é o primeiro ditador a demonstrar afeição por personagens da Disney

PAULA SOPRANA
06/01/2016 - 15h19 - Atualizado 06/01/2016 16h51
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un  (Foto: AP Photo/Wong Maye-E )
Kim Jong-un é filho de Kim Jong-Il e neto de Kim Il-sung, o fundador do Partido dos Trabalhadores da Coreia (o único do país). Foi designado para comandar a nação após a morte do pai, em 19 de dezembro de 2011. Apesar de liderar o regime mais fechado do mundo, sobram evidências sobre sua personalidade distinta (adjetivando de modo equilibrado).
Nesta quarta-feira (6), Kim Jong-un voltou aos holofotes ao anunciar que a Coreia do Norte realizou, com sucesso, testes com bomba de hidrogênio – 50 vezes mais potente do que uma bomba atômica, como a que destruiu a cidade de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial. "Fazer o mundo olhar para a força nuclear do nosso país e do Partido dos Trabalhadores ao abrir o ano com o emocionante barulho da primeira bomba de hidrogênio", escreveu em um documento. O anúncio desta semana pode marcar também as comemorações de seu aniversário. Como em relação a tudo em torno dele, não há certeza sobre sua data de nascimento, mas o dia apontado é 8 de janeiro de 1983. Ele faria, então, 33 anos na sexta-feira. 
Confira sete curiosidades sobre esse homem de rosto arredondado e corte de cabelo único, com poder de amedrontar e chantagear as grandes potências. 
1. Kim Jong-un não aceita divergências
Mesmo com aparência inofensiva, só em 2015, a imprensa internacional veiculou dezenas de execuções atribuídas às ordens do líder, apesar de informações sobre eventos ocorridos na Coreia do Norte serem de difícil confirmação. A tia Kim Kyong-hui, de 68 anos, não foi poupada por ter reclamado da execução de seu marido, Jan Song-thaek, em 2013. Ela morreu por envenenamento, conforme relato do dissidente Mr. Park à rede CNN. Já o tio, assassinado dois anos antes, criticou alguns projetos megalomaníacos do ditador, como um resort de esqui e um parque aquático, diante do mau desempenho da economia nacional.
O ex-ministro da Defesa da Coreia do Norte Hyon Yong-chol foi executado por, entre outros "desrespeitos", dormir em um evento comandado pelo presidente. Ele foi morto diante de centenas de pessoas. Kim Jong-un também ficou insatisfeito ao ver que dezenas de bebês tartaruga morreram em um aquário. O administrador do local, então, foi assassinado.
Em abril de 2015, os serviços secretos sul-coreanos afirmaram que o ditador já havia executado 15 membros do governo e quatro músicos no ano. O motivo: basicamente, opiniões diferentes das suas. Em julho, a Coreia do Sul comunicou que, desde o início de seu regime, ele orientou a execução de 70 funcionários.
2. Kim Jong-un não ri de si mesmo
Ele considerou um insulto a comédia americana (boba) A Entrevista, estrelada por Seth Rogen e James Franco, onde ele é ficcionalmente morto. Após a invasão de hackers às redes da Sony, a empresa cancelou a estreia do filme devido a ameças do grupo às salas de cinema que o exibissem. Pyongyang classificou o roteiro como "ato de terrorismo". Apesar de negar relação com os ciberataques, o governo entendeu que o ato foi justo, alegando que "há um grande número de apoiadores e simpatizantes da Coreia do Norte em todo o mundo".
3. Coreia do Norte passa fome. Kim Jong-un se esbalda no queijo suíço
A grave falta de alimentos na Coreia do Norte não chega à casa de Kim Jong-un, que aparece cada vez mais acima do peso nas fotos. O líder é adepto a champagnes caros (um funcionário, sushiman de seu pai por 13 anos, afirmou que ele bebe duas garrafas de Cristal em uma sentada). Em 2014, o jovem sumiu por 40 dias, gerando dúvidas em toda a imprensa mundial. Rumores e piadas na internet atribuíram o afastamento ao seu vício por queijo emmental. Boato ou não, foi notícia a ideia do governo de enviar uma equipe à Françapara aperfeiçoar a produção de queijos no país. Jong-Un também morou na Suíça quando jovem, onde pode ter desenvolvido gosto pelo alimento.
4. Kim Jong-un tem uma banda pop
A Moranbong é pop, formada por 20 mulheres vestidas com roupas curtas e, às vezes, uniforme militar. Escolhidas a dedo pelo presidente em 2012, elas integram a primeira banda feminina do partido. No ano passado, o grupo foi à China para fazer uma apresentação junto à orquestra militar chinesa. Foi a primeira viagem internacional da banda, segundo a BBC.
5.  Kim Jong-un odeia os EUA (com exceção do Mickey)
Em julho de 2012, um ano depois da morte do pai, o novo líder se divertiu com personagens que venera dos Estados Unidos. Mickey Mouse, Ursinho Pooh e Minnie falsos fizeram uma apresentação para Kim Jong-un, que ocupou lugar na primeira fila do show, exibido na TV estatal. A porta-voz da marca, Zenia Mucha, afirmou que o show não foi licenciado nem autorizado pela Walt Disney Company.
Além do Mickey, ele gosta do ex-jogador de basquete Dennis Rodman, que é seu amigo. No aniversário de 2014, Jong-un jogou uma partida de basquete intitulada "Big Bang Pyongyang" com ex-atletas da NBA convocados por Rodman. Apesar de analistas não acreditarem na amizade entre os dois e considerarem que Rodman é um "mero entretenimento" para o líder supremo, o ex-astro do basquete o classifica como "amigo para toda a vida".
6. Kim Jong-un não sorri no dia 8 julho. Nem deixa o povo beber e dançar
Kim Jong-un e toda a Coreia do Norte não sorriem no dia 8 de julho, data do feriado nacional em homenagem a morte de seu avô, Kim Il-sung, em 1994. Além de não expressar alegria, é proibido falar alto em público, beber e dançar. A televisão estatal transmite, o dia todo, a cerimônia oficial em homenagem ao "pai da nação", cuja morte gerou choros convulsivos durante dias na Coreia do Norte.
7. Kim Jong-un pode ser pai
O ex-jogador Dennis Rodman, ao visitar a Coreia do Norte em 2013, revelou em entrevista ao jornal britânico The Guardian que o líder norte-coreano tem uma filha e ela se chama Ju-ae. No ano anterior, iniciaram-se rumores de que a mulher do presidente, Ri Sol Ju, estivesse grávida, após a divulgação de uma foto dela vestindo um sobretudo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU