Em livro, jurista dá chaves para entender o Supremo Tribunal Federal
Em livro, jurista dá chaves para entender o Supremo Tribunal Federal
PUBLICIDADE
"Decifra-me ou te devoro": é esse o desafio da esfinge e, segundo Joaquim Falcão, também o que o STF (Supremo Tribunal Federal) propõe à sociedade brasileira.Em sua nova obra, "O Supremo", o professor de direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e ex-membro do Conselho Nacional de Justiça oferece ferramentas para que o cidadão comum esteja apto a resolver o enigma da corte.
"O desafio básico da democracia é estimular a participação dos cidadãos nas decisões do três Poderes. Para participar, é preciso compreender. O livro busca fundamentar uma participação consciente", explica o autor.
"O Supremo" está organizado em nove capítulos temáticos, compostos por artigos publicados pelo especialista nos jornais Folha, "Correio Braziliense" e "O Globo", na revista "Conjuntura Econômica" e no site Jota.
A linguagem usada no livro, portanto, é acessível ao público amplo, e não apenas aos profissionais do direito –embora a obra seja interessante também a estes últimos, já que, como define o autor, apresenta um "constitucionalismo de realidade" distante dos manuais.
Entre os temas, estão o processo de escolha dos ministros do tribunal; a tensão entre o Judiciário e os outros Poderes; o papel do Conselho Nacional de Justiça; e a influência da mídia e da opinião pública sobre as decisões da corte.
Este último é o capítulo que reúne maior número de artigos, os quais são permeados pela defesa de Falcão a uma "observação participante" da sociedade sobre o Judiciário –o que está de acordo com a própria ideia do livro de democratizar a informação para democratizar as instituições.
Nas palavras do autor, formuladas em artigo publicado na Folha em setembro de 2012: "A opinião pública inevitavelmente informa, mas não forma nem deforma, necessariamente, uma decisão do Supremo".
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!