Cunha xinga Dilma de mentirosa quase uma vez por minuto em entrevista


PUBLICIDADE

Cunha xinga Dilma de mentirosa quase uma vez por minuto em entrevista

POR EQUIPE DO BLOG
Em uma entrevista de aproximadamente 15 minutos, Cunha acusou dez vezes a presidente Dilma de ser mentirosa. A acusação começou quando o deputado afirmou que Dilma mentiu quando disse à televisão que seu governo não autorizava qualquer tipo de barganha.
– Eu queria deixar claro que a presidente mentiu à nação. Ela mentiu à nação quando se pronunciou. Ela mentiu quando disse que seu governo e ela não autorizavam qualquer barganha.
Leia e ouça a íntegra da entrevista:


01:00 - Primeiro lugar, queria falar sobre o procedimento adotado ontem. Nós cumprimos o papel constitucional de decidir o recebimento da denúncia que é o único papel que cabe ao presidente da Câmara. Não cabe a ele fazer impeachment nem ele o fará. Cabe ao colegiado. O colegiado através da Comissão e do Plenário que decide o que efetivamente vai ou não ocorrer.
01:47 – Se atenham que o rrecebimento da denúncia eestá claramente definida as razões. Quando fala da participação direta na conduta descrita que foram os decretos orçamentários. Fui muito zeloso e respeitoso nas minhas palavras. Não vou emitir qualquer juízo de acusação à Presidente da República, quanto mais pessoal. Apenas me ative aos fatos. Os fatos tipificados necessariamente não precisam ser fatos de corrupção. Embora no pedido feito pelos juristas, tenha descrição dos casos de corrupção. Mas aceitação do pedido ele se deu pela tipificação dos decretos que afrontam a lei orçamentária em 2015; importante deixar claro. Aí cabe à Presidente da República fazer uso do seu amplo direito de defesa, do seu contraditório, para explicar, vencer, convencer ou não. Vai depender da casa, não depende do Presidente da Câmara.
03:00 – Porém, eu queria deixar claro que a presidente mentiu à nação. Ela mentiu à nação quando se pronunciou. Ela mentiu quando disse que seu governo e ela não autorizavam qualquer barganha. Porque ontem pela manhã, deputado esteve com a Presidente da República, que quis vincular apoio do PT à aprovação da CPMF. Isso foi feito com o deputado André Moura, que esteve com ela, levado pelo ministro Jaques Vagner. A barganha veio sim proposta pelo governo e eu me recusei a aceitar a barganha. Não falei isso ontem única e exclusivamente porque não tinha autorização do deputado. Quando ele me autorizou, estou falando. Quero dizer que a Presidente mentiu esse é o ponto fundamental que eu queria dizer.
03:52 – A mim não para mim. Ela simplesmente estava participando de uma negociação, o Ministro Jaques Vagner esteve com deputado, levou ao gabinete da presidente E lá a presidente queria que tivesse o comprometimento para a aprovação da CPMF. Isso é uma negociação que estava sendo feita à minha revelia. Eu não sabia da presença do deputado e sequer do diálogo. Simplesmente foi me trazer a proposta. E eu disse que não participaria disso.
04:30 – Os votos no cConselho de Ética. Daria os três votos no Conselho de Ética com o comprometimento da aprovação da CPMF. Isso foi colocado claramente pela Presidente ao deputado. E antes a discussão havia sido feita com o Ministro Jaques Vagner. E até o momento que saí para fazer a entrevista o Ministro Jaques Vagner estava tentando falar comigo, me recusei a atendê-lo ao telefone para tentar me demover da decisão que eu já havia tomado. Então não existe essa história de que alguém está tentando fazer qualquer tipo de chantagem. Não existe essa história de que alguém quer barganhar alguma coisa. O governo tem muito a explicar à sociedade, mas isso não é minha conta no momento. Meu papel é o papel institucional, eu estou restrito a esse papel e eu quero me manter imparcial e já não tenho mais interferência nesse papel, a partir daqui é uma decisão do colegiado.
05:30 – Eu prefiro com muita sinceridade, todo mundo sabe que eu sou adversário do PT, todos sabem que efetivamente jamais houve simpatia do PT comigo e nós vivemos em atrito. Claro que PT tem pessoas do bem, boas relações e eu respeito, mas o conjunto do partido é meu adversário. Não me agradava essa impressão que ficava passando. Eu prefiro com sinceridade, que eu não tivesse os votos do PT no conselho. Eu prefiro sem o PT ser julgado pelo restante do colegiado.
06:15 – Eu não estou aqui eu não sou responsável pelos atos daqueles de são pessoas que tem simpatia ou estão me defendendo. Não sou responsável pelas ações nem pelas conclusões. O que eu estou apenas é relatando um fato. Não estou criticando atuação nem negociação de ninguém, apenas relatando um fato para rebater e dizer que a presidente mentiu ontem em rede de televisão. E só o fato dela vir para a televisão mentir já é algo muito grave. Então, a partir desse momento não vou agredir a presidente, não quero responder do ponto de vista pessoal, não é essa minha finalidade e nem foi essa a fundamentação da decisão. A decisão é concreta, é factual ela tem tipificação clara, tem que se ater à sua tipificação. Achar que fazer o contraponto da discussão de nível pessoal vai resolver o problema, só mostra o desespero dela não conseguir explicar o problema. Então é preferível que se atenha ao fato e responda o fato. Eu não tenho intenção, não é da minha vontade, eu disse ontem que eu não tinha nenhuma felicidade praticar o que pratiquei, e não é da minha intenção comentar embates de natureza pessoal. Eu acho que esse processo não pertence a mim. Pertence ao parlamento e o parlamento vai tratá-lo com a sua devida cautela e dentro do rito legal. Eu não emiti nem juízo de valor sobre minha posição pessoal acerca do processo e nem vou emitir. Apenas estou rebatendo e dizendo que ela mentiu e quis impingir barganhas que foram propostas e que são constantemente propostas pelo governo. Ou acho que essa formação de base não é feita à base de barganhas, cargos, verbas, emendas. É um governo que está habituado à barganha.
08:33 – Eu não posso fazer a denúncia se não for autorizado por quem participou do diálogo. E ele me autorizou a noite a falar o diálogo. Como ele não tinha me autorizado eu não falaria. Eu sou uma pessoa que eu respeito os diálogos. Da mesma forma que não vou falar todos os diálogos que já tive com Jaques Vagner e Dilma. Não sou de trair diálogos. Só falo porque fui autorizado pelo deputado, estou falando. Só quero afirmar que a presidente mentiu à nação.
09:17 – Não posso participar de fatos que acontecem. Eu não falava com ninguém de governo há muito tempo. Nem em coisas factuais eu tenho falado.
09:35 – Muitas coisas são feitas, as quais eu não sei.
09:43 – Eu não participei de qualquer negociação. Não participei. Acho engraçado quando vocês noticiam negociação quando existe barganha do outro lado. Então quem está fazendo a barganha, sou eu? Como é que havia negociação e não foi feita pelo outro lado?
10:00 – Comigo nenhuma e volto a repetir, eu não quero nenhuma negociação, não participo, eu simplesmente estou no julgamento inicial de uma admissibilidade de uma representação. Tem muito tempo pela frente. Eu não tenho esse desespero de poder achar que admitindo meu processo vai haver a consequência que há. Da mesma forma que a presidente está sendo admitida o recebimento da denúncia. Não quer dizer que ela esteja condenada. Ela vai ter direito de defesa.
10:47 – Foi antes da bancada do PT. A convocação do Congresso para a continuidade dos trabalhos não pode se dar exclusivamente pelo presidente da Câmara. Tem que se dar pelo da Câmara e do senado. Se o do senado não concordar, não posso fazer sozinho. Eu já conversei (com Renan) o consultei, ele vai guardar um pouco de tempo, nenhum de nós vai decidir isso muito rápido. Eu convoquei uma reunião de líderes agora, eu vou chamar uma extraordinária pra segunda 18h pra eleição da comissão e a partir daí a comissão instalada segue seu processo.
11:30 – Apenas o comuniquei (temer). Só comuniquei.
11:45 – Veja bem, eu acho que embates pessoais não vão resolver a situação dela. Não está tendo aceitação de pedido de impeachment por acusação pessoal contra ela. Embora os diretores todos nomeados pela Petrobras quando ela era presidente do Conselho, quando ela era ministra ou presidente da república, me parece que tem contas no exterior. Eu não estou preocupado com isso, mas eu não quero entrar no embate pessoal eu estou apenas única e exclusivamente me atendo aos fatos, apenas rebatendo o fato de que ela mentiu ontem em rede de tv. Acho isso muito grave. Se ela não tivesse participado diretamente, mas como ela participou diretamente afirmo que ela mentiu.
12:35 – CPMF. Não me relatou, o que me relatou foi CPMF se houve outro ele responde.
12:53 – Essa decisão já estava tomada e assinada não de ontem. Ontem divulgada. Eu expliquei na coletiva ontem. Eu ia divulgar na segunda feira de manhã como eu prometi até o fim de novembro. Não o fiz por causa da confusão de domingo a noite. Não fiz na terça por causa da reunião do conselho, mas fiz ontem.
13:25 – A convocação extraordinária não é exclusiva da Câmara. Vou aguardar o presidente do Senado e vamos ver o que vamos decidir. Decisão em conjunto, não adianta falar que quero se ele não concorda, não preciso constrangê-lo publicamente, vou aguardar o posicionamento dele.
14:10 – Por enquanto prefiro não falar sobre Jaques Vagner. Não há guerra. O que há é desde o início do ano, uma incapacidade de governar do poder Executivo. Assim como há incapacidade de condução de várias partes do processo, politico, econômico, isso acaba refletindo em contendas desnecessárias. Não vou ataca lá de natureza pessoal na decisão. Pode não ter nenhum problema pessoal e ter praticado um crime de responsabilidade pelos seus atos. Então não quer dizer que está atacando a honestidade pessoal de quem quer que seja. Não ataquei a honestidade da presidente. É um direito do PT recorrer. Estou utilizando o cargo para exercer prerrogativa que me cabem pelo cargo. Porque o PT não recorreu quando recusei 31 pedidos de impeachment? Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU