"A melhor performance da minha vida" É para isso que o nadador brasileiro Cesar Cielo, 28 anos, se prepara até as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro

"A melhor performance da minha vida"

É para isso que o nadador brasileiro Cesar Cielo, 28 anos, se prepara até as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro

ESTÚDIO GLOBO - CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
26/12/2015 - 06h00 - Atualizado 26/12/2015 06h00
Cesar Cielo, atleta do Time Embratel (Foto: Divulgação)
Campeão olímpico nos 50 metros livres, o nadador Cesar Cielo, que se tornou pai em setembro, conta um pouco sobre sua rotina rigorosa de treinos, descanso e alimentação para alcançar seu grande objetivo no ano que vem: fazer a melhor prova nas Olimpíadas do Rio 2016.
Quais são as ideias que movem Cesar Cielo?
O que me move são as ideias inovadoras. Gosto de sempre buscar um jeito melhor, mais eficiente de fazer as coisas. Se existe uma razão interessante, um porquê, eu sou aberto a colocar novas ideias em prática. Este ano, por exemplo, aceitei mudar alguns paradigmas que eu tinha em relação ao esporte e estou tendo bons resultados.
Aprendi que preciso respeitar mais meu corpo. Antes eu achava que tudo dependia do psicológico, e que se eu não conseguia realizar algo, era porque eu estava sendo mentalmente preguiçoso. Agora eu estou me forçando a conhecer e respeitar os limites do meu corpo.
Quem são suas maiores referências no esporte?

Na natação, são o Gustavo Borges e o Xuxa [Fernando Scherer]. Foi por causa dos dois que eu comecei a nadar. Além da natação, sou fã de tênis, e gosto muito do [Rafael] Nadal e do [Roger] Federer.

Qual é o seu objetivo para as Olimpíadas de 2016?
Ter a melhor performance da minha vida. Superar a mim mesmo é a minha motivação a cada treino e a cada competição. Meu maior foco no momento é me preparar para os Jogos e fazer o melhor tempo para realizar a melhor prova da minha vida.

Como é sua rotina de treinos e preparação?

Em geral, alterno 9 sessões de água com 3 treinos de musculação por semana. São 4 a 5 horas diárias de treinamento, e 24 horas por dia pensando em alimentação, descanso e preparo psicológico para ter um bom desempenho no próximo treino ou prova.
Muda muito quando os treinos são para uma Olimpíada?
A rotina de treinos em si é bem parecida. Se eu estivesse me preparando para um campeonato brasileiro ou sul-americano, estaria fazendo as mesmas coisas. O que muda é o psicológico. É mais estimulante pensar nas Olimpíadas, uma competição que só acontece a cada quatro anos, que tem todo um glamour.
É comum nessas épocas os tempos dos atletas melhorarem nos treinos, pois todo mundo fica muito motivado. Para nós, brasileiros, é ainda mais estimulante porque o evento acontecerá na nossa casa.
 
Preparação e entrega da Embratel para construir a mais
moderna infraestrutura de telecomunicações do País

Patrocinadora e Fornecedora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em conjunto com a Claro, a Embratel é a empresa responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações dos dois eventos. Assim como Cesar Cielo e os mais de 10 mil atletas que estão se preparando para disputar o ouro em 42 modalidades olímpicas, a Embratel se prepara para realizar o maior evento de sua história.
“Desde 2011 trabalhamos para a expansão e modernização da rede de dados e seus sistemas na cidade do Rio de Janeiro”, diz Marcello Miguel, diretor executivo da Embratel Claro Empresas. “Esta será a maior e mais moderna infraestrutura de telecomunicações do Brasil e uma das mais modernas do mundo.”
A empresa construiu um backbone dedicado, ou espinha dorsal de sistemas de dados na cidade, uma rede de fibra óptica com mais de 350 quilômetros de extensão que interligará data centers e 148 locais nos quais ocorrerão os jogos. “Depois dos jogos, a estrutura ficará de legado para a população da cidade do Rio de Janeiro e para todo o País”, diz Miguel.
Durante os 19 dias de jogos, cerca de 2 mil funcionários da Embratel trabalharão para garantir o funcionamento da megaestrutura de telecomunicações. Serão 10 famílias de soluções que incluem data centers, acesso à Internet de alta capacidade, serviços de dados, voz, mobilidade, CATV e Wi-Fi, por meio de rede 100% Embratel e Claro. Também serão instalados 15 mil pontos de CATV e redes Wi-Fi em todos os locais da competição, nos ônibus, vilas olímpicas e demais locais de concentração dos atletas e equipe da organização do evento.
Para dar conta da demanda na era da conectividade e dos smartphones, a empresa se prepara para entregar 18 mil linhas fixas e 55 milhões de minutos de tráfego de vídeo. A rede de telefonia móvel deverá suportar 16 mil cartões SIM Cards, 80 mil pontos de rede e um fluxo estimado de mais de 3 milhões de mensagens de SMS a serem enviadas pelos 7,5 milhões de torcedores que acompanharão os jogos.
TAGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU