PE e Recife decretam estado de emergência por surto de dengue e microcefalia

PE e Recife decretam estado de emergência por surto de dengue e microcefalia

Anúncio vem um dia depois de Ministério da Saúde confirmar relação entre zika vírus, transmitido por mosquito, e microcefalia

REDAÇÃO ÉPOCA
29/11/2015 - 15h07 - Atualizado 29/11/2015 15h13
Mãe segura seu bebê, enquanto  espera por consulta sobre o caso de microcefalia  (Foto: EDMAR MELO/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO)
O governo do Pernambuco e a prefeitura de Recife assinaram neste domingo (29) decreto de emergência por causa do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de denguechikungunya e zika vírus. A medida possibilitará  contratar serviços sem ter de fazer licitações e também servidores públicos, segundo o G1, além de convocar servidores de outras secretarias para auxiliá-los.
Pernambuco é o estado que mais registra casos de microcefalia no país, com 487. Neste sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou que há relação entre o zika vírus e a microcefalia, quando bebês nascem com cabeças de diâmetro inferior ao saudável, de acordo com o Bem Estar. "Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez", informou em nota.
Há também um surto de dengue no estado pernambucano, com 119.646 ocorrências até 14 de novembro contra 17.702 no mesmo período de 2014. Houve 42.781 casos confirmados em 2015 ante 6.573 no ano passado. Recife é a cidade com maior número de notificações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU