AMASTHA PENSOU OS PRÓXIMOS 50 ANOS DE PALMAS-CADA ANO UM CAPIM DOURADO EM UM PAÍS DIFERENTE E CLONES DE TIAGO ANDRINO

No Equador, Amastha afirma que pensou os próximos 50 anos de Palmas: "É a garantia do nosso futuro"

Da Redação
O prefeito de Palmas, Carlos Amatha (PSB), participou na terça-feira, 10, do painel “O desafio de cidades intermediárias entre as redes e as políticas nacionais”, realizado em Cuenca (Equador). Na ocasião, o gestor citou a inserção da Capital na Iniciativa dos Emergentes Sustentáveis (Ices) e disse que a cidade foi pensada levando em consideração os próximos 50 anos. “É a garantia do nosso futuro”, cometou.

O painel discute o papel das cidades intermediárias no contexto de estratégias nacionais e regionais, com foco no planejamento para reduzir as desigualdades territoriais. Carlos Amastha foi um dos palestrantes e abordou o tema “Palmas Sustentável”, contextualizando a inserção da Capital na Ices, desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal. A adesão, segundo o prefeito, resultou no plano de ação para nortear o desenvolvimento sustentável para as próximas cinco décadas.

Foto: Divulgação/Secom Palmas
Carlos Amastha: "Temos metodologia e diagnósticos que podem ser aplicados continuamente"


O Plano de Ação documenta o resultado das pesquisas, estudos e diagnósticos realizados na Capital, pelas consultorias internacionais: Institutos Pólis e IDOM e técnicos da prefeitura. “Palmas foi pensada levando em consideração os próximos cinquenta anos; ou seja, é a garantia do nosso futuro. Temos uma base de metodologia e diagnósticos que podem ser aplicados continuamente na evolução da cidade, que podem ser avaliados e acompanhados ao longo do tempo”, ressaltou Carlos Amastha.

O prefeito falou ainda das áreas prioritárias que foram analisadas: Mobilidade e Transporte; Desigualdade Urbana e Uso do Solo e Ordenamento Territorial; Gestão Pública Moderna; Competitividade da Economia; Segurança; Energia e Educação. As prioridades foram apontadas a partir de cinco fases de ação que, que trabalharam três dimensões, 23 temas, 120 indicadores e quatro filtros. O processo contou ainda com a realização de três estudos específicos nas áreas de mitigação dos efeitos do clima; vulnerabilidade e riscos ambientais e ainda estudo de crescimento urbano.

O evento realizado em Cuenca é uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Habitacional e Urbano Sustentável (Habitat III) que acontece em 2016, de 17 a 20 de outubro em Quito (Equador).

Habitat III
A Habitat III acontece a cada 20 anos, sendo que a primeira edição foi realizada em 1976 (Vancouver – Canadá), a segunda em 1996 (Istambul - Turquia) e a terceira acontece ano que vem em Quito, Equador. Associada à Resolução 66/207, e em consonância com o ciclo a 20 anos da Habitat, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu convocar a Conferência Habitat III para reforçar o compromisso global para o desenvolvimento sustentável e a implementação de uma nova agenda urbana, elaborada na Habita II.

O evento conta com a participação e contribuições de todos os Estados-Membros e as partes interessadas, incluindo parlamentares, sociedade civil, governos regionais e locais e representantes municipais, profissionais e pesquisadores, instituições acadêmicas, fundações, grupos de mulheres e jovens, dos sindicatos e do setor privado e organizações do sistema das Nações Unidas e organizações intergovernamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação