Na tribuna, Vilmar diz que acidentes de trânsito são questão de saúde pública-O PRIMEIRO HOMEM PÚBLICO A DEFENDER A VIDA NO TRÂNSITO DE MODO REAL E CONTUNDENTE
Na tribuna, Vilmar diz que acidentes de trânsito são questão de saúde pública
Pronunciamento do deputado Vilmar (SDD) na tarde desta quarta, 23, chamou atenção para a Semana Nacional de Trânsito e para a necessidade dos acidentes de trânsito serem tratados como uma questão de saúde pública. Para o parlamentar, a segurança no trânsito é uma necessidade urgente, já que grande parte das mortes no trânsito são resultado de imprudência, má educação dos condutores e gestão de trânsito.
Vilmar apresentou levantamento sobre o volume de acidentes, de mortes e o custo que isto tem gerado ao Estado. Ele citou o último mapa nacional da violência sobre acidentes de trânsito que mostra que somos o estado com a maior taxa de mortalidade em acidentes de trânsito do brasil. São 37,9 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.
Apresentou também informações do Detran sobre o grande número de acidentes em 2013 nas maiores cidades do Estado. Foram 792 acidentes em porto nacional. 617 em Paraíso. 1079 em Gurupi, 1596 em Araguaína e 4072 em Palmas.
Munido de informações do HPG, Vilmar chamou a atenção para quantidade de acidentados por motos que dão entrada no HGP. “Em 2014, 80% das ocorrências graves registradas no Hospital Geral de Palmas foram relacionadas a acidentes de trânsito; foram 2.457 vítimas; 60% destas pessoas são motociclistas”, destacou.
O parlamentar considera a implantação da lei seca uma grande conquista, mas reconhece que ainda existe uma guerra a ser vencida. “Cada um de nós precisa se convencer de que fazer a nossa parte pode sim fazer a diferença; devemos considerar a vida como nosso maior patrimônio; um bem que não vence com o tempo, nem com a evolução das novas tecnologias, por isso precisa ser protegido e cuidado”, comentou.
Vilmar citou algumas das iniciativas que tem proposto na Casa de Leis como parlamentar e pediu o apoio dos deputados na aprovação das proposituras. Entre os projetos estão: a criação da escola pública de trânsito que dá oportunidade de acesso à habilitação a pessoas menos favorecidas; criação da semana estadual de trânsito na primeira semana letiva das escolas da rede estadual; criação da polícia rodoviária estadual; sinalização eletrônica nas rodovias estaduais; tornar efetivo o artigo 320 do código nacional que determina recursos de multas exclusivos para investimentos em trânsito; mensagem de alerta em todos os comerciais de venda e locação de automóveis lembrando que “dirigir após consumir bebida alcoólica é crime”; e a inclusão da disciplina de educação para o trânsito como um tema nas escolas, o que já é uma realidade desde o ano passado e uma grande vitória.
Gabinete do Deputado Vilmar (SD)
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Sala 06, piso 1
63 3212 5107/ 3218 4106 (Fax)
Cristiane Lima
Jornalista - DRT/TO - 325
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Sala 06, piso 1
63 3212 5107/ 3218 4106 (Fax)
Cristiane Lima
Jornalista - DRT/TO - 325
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!