Mensagem com anexos Câmara debate flexibilização de vistos aos estrangeiros
Câmara debate flexibilização de vistos aos estrangeiros
- De:
- ascom@turismo.gov.br
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens
Câmara debate flexibilização de vistos aos estrangeiros
Governo federal estuda medida para ampliar captação de turistas internacionais durante Olimpíada
Secretário Júnior Coimbra participa de audiência na Câmara
Por: Deborah de Salles
Facilitar a entrada de estrangeiros no país, simplificando os processos para a concessão ou mesmo isentando de visto os turistas foi tema de audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15) em Brasília (DF). O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra, reforçou o empenho do Ministério do Turismo em defender medidas de flexibilização, facilitação e obtenção de entrada no país sem visto. A matéria é foco de atenção no momento em que o Brasil se prepara para receber um grande fluxo de turistas internacionais durante a Olímpiada Rio 2016.
De acordo com Coimbra, "essa será uma oportunidade para ampliar a captação de turistas de perfil bastante qualificado", como é o caso dos norte-americanos, que ficam, em média 20 dias e gastam US$ 1,5 mil por viagem. O secretário destacou que a intenção do governo é desenvolver um projeto-piloto de isenção de vistos aos turistas dos Estados Unidos, considerando que o país é o segundo principal mercado emissor de viajantes para o Brasil. Em 2014, mais de 656 mil americanos visitaram os destinos brasileiros. “O visto é hoje um dos principais temas para o turismo. Se derrubarmos essa barreira, podemos inclusive reduzir o déficit na balança comercial do setor, que hoje chega a US$ 18,7 bilhões”, afirmou.
Ao aprimorar o processo de concessão de visto, pode-se gerar um acréscimo de U$$ 206 bilhões de receita no turismo nos países do G20, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. Ainda segundo a OMT, 62% da população internacional necessita de visto antes de iniciar uma viagem para fora do país de origem. O ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial aponta que o Brasil ocupa a 91ª posição, entre 141 países, quando o assunto é abertura internacional. "Descartar os entraves é um passo decisivo para a ampliar o volume de visitantes aos destinos nacionais”, disse Junior Coimbra.
Segundo o embaixador Paulo Sérgio de Almeida, o Itamaraty tem se empenhado nas tratativas para facilitar a concessão de vistos e dará prioridade aos demandantes que quiserem vir ao Brasil no período olímpico.
De acordo com Almeida, é importante destacar também os avanços relacionados a questões migratórias e à concessão de visto eletrônico. "Estamos estudando a integração dos sistemas da Polícia Federal e do Ministério das Relações Exteriores. Nosso intuito é criar diversos mecanismos para facilitar a emissão de visto, incluindo a contratação de serviços e procedimentos digitais em mercados estratégicos", disse. Atualmente, cidadãos de 82 nacionalidades estão isentos de visto para entrar no Brasil, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Jaime Recena, disse que é preciso melhorar a competitividade do Brasil. “Temos vocação para o turismo de sol e praia e podemos concorrer com o Caribe de igual para igual, ainda mais no momento em que a valorização cambial facilita a chegada de estrangeiros no país”, disse. Em países como a Tunísia, por exemplo, o turismo representa 18% do PIB global do país. No Brasil, esse índice não chega a 4%, considerado o impacto direto do setor na economia.
O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado Alex Manente, reconheceu que o processo de facilitação dos vistos precisa ser desburocratizado. "Nesse momento, precisamos atrair turistas, não podemos perder essa oportunidade de fomentar a economia", afirmou. A audiência foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, o deputado federal Herculano Passos.
|
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!