Prefeitura de Palmas começa a instalar sistema de monitoramento para cobrir 44 faixas até o fim do mês; contrato prevê 217

Prefeitura de Palmas começa a instalar sistema de monitoramento para cobrir 44 faixas até o fim do mês; contrato prevê 217

A rodovia TO-050 será o foco, por ter apresentado maior índice de acidentes graves

Da Redação

A Prefeitura de Palmas começa a implantar o novo sistema de monitoramento e fiscalização de trânsito. A intenção é diminuir os índices de acidentes graves e fatais no trânsito, controlando a velocidade excessiva. O contrato da administração para monitorar 217 faixas tem valor estimado de R$ 40 milhões por 30 meses. Esta primeira etapa de instalação de equipamentos promete cobrir 44 faixas até o final deste mês, conforme a comunicação do Executivo municipal.

Os locais escolhidos para a implantação dos equipamentos foram definidos após levantamento dos dados de acidentes do Projeto Vida no Trânsito. O foco do trabalho é a rodovia TO-050, local que tem apresentado maior índice no número de acidentes graves e fatais em Palmas. Em 2014, 26 pessoas perderam a vida vítimas de acidentes de trânsito no trajeto, o que corresponde a 50% do número de morestes registrado no perímetro urbano da Capital. Velocidade excessiva lidera a lista dos principais fatores de risco, sendo responsável por 33% acidentes.

Por ser uma rodovia estadual, no ano passado a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMATT) firmou um convênio com o governo do Estado para poder realizar fiscalizações, tanto por meio de equipamentos eletrônicos como por meio de agentes de fiscalização. Ao longo da via serão instalados radares e barreiras eletrônicas, a fim de reduzir o número de acidentes, causados devido à alta velocidade e imprudência dos condutores.

Para o secretário Christian Zini o controle da velocidade mesmo não garantindo o fim dos acidentes, é eficaz na redução da gravidade das lesões e de vítimas fatais. “Infelizmente não temos como controlar que os acidentes não ocorram, mas os equipamentos inibe o motorista de trafegar com velocidade excessiva, e caso os acidentes venham a acontecer, serão de menor gravidade. Nosso objetivo é preservar a vida”.

O superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro, lembra ainda que devido à ampliação dos equipamentos de controle de velocidade na Avenida Teotônio Segurado o índice de morte reduziu de 14 vítimas fatais em 2013 para oito em 2014. “Estaremos instalando equipamentos nos locais onde foram registrados maior número de mortes e acidentes graves, pois acreditamos que os acidentes deixaram de acontecer com frequência na Teotônio e migraram para a TO-050, daí a necessidade dos equipamentos”.

Locais Fiscalizados
Além da TO-050, serão implantados equipamentos na ponte Fernando Henrique Cardoso e em vias de acesso dentro da cidade que têm grande circulação de veículos e pessoas como Teotônio Segurado e Av. NS-02. Além de Radares e Barreiras Eletrônicas, também já estão em utilização 25 talonários eletrônicos e um radar estático, tipo móvel, que estão operando principalmente no perímetro urbano das rodovias estaduais, como TO-080, no aterro da ponte, e na TO-050.

Nesta primeira etapa serão instalados: 11 radares fixos ativos e quatro barreiras eletrônicas ativas, perfazendo total de 44 faixas fiscalizadas. Pontos na TO-050, como o quilômetro 13,5, foram escolhidos por registrar sete vítimas fatais e três vítimas graves em 2014. Já o trecho da rodovia próximo a LO-27, foram registradas três mortes e cinco acidentes graves, e no trecho próximo a entrada da LO-19 foram registrados duas vítimas graves e três vítimas fatais em 2014.

Para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade, o Município realiza estudos técnicos, conforme estabelece o anexo I da resolução Nº 396/2011, como: característica da via; velocidade média que os veículos estão circulando no trecho; número de acidentes no local e potencial de risco no local. Os dados de acidentes são levantados pelo Projeto Vida no Trânsito.

Contrato
O processo para contratação de empresa ou consórcio especializado foi aberto em janeiro deste ano, com custo mensal está estimado em R$ 1,3 milhão. Pelo contrato inteiro, de 30 meses, serão R$ 40,2 milhões do orçamento da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte. Em estimativa da pasta enviada ao CT naquele mês, a Prefeitura de Palmas argumentou que a nova estrutura de fiscalização de trânsito poderia incrementar 60% a arrecadação proveniente de multas, o que significa que montante deve ultrapassassar a R$ 7,7 milhões.

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