FGTS. Rombo devido ao MCMV é de R$ 29 bilhões!

FGTS. Rombo devido ao MCMV é de R$ 29 bilhões!


Aproveitando a carona do colaborador deste blog o Samuel Peixoto, vou colocar mais lenha na fogueira sobre o FGTS. Há cerca de 2 anos, escrevi matéria sobre o roubo do FGTS dos trabalhadores pelo governo Lula. Coloco aqui os dados mais atualizados sobre o rombo e ou roubo do recurso do FGTS pelos governos Lula e Dilma. O governo federal surrupiou sorrateiramente o dinheiro do trabalhador. 

O FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal, recebendo para isso remunerações que não são nada desprezíveis. Considerando data base 31 de dezembro de 2013, já que não há relatório disponível de 2014, a Caixa Econômica cobrou dos trabalhadores para administrar os recursos do FGTS, nada menos que R$ 16,7 bilhões nos últimos 5 anos terminado em 2013. Este número deverá subir para R$ 19 bilhões em 2014, considerado também os últimos 5 anos.

Considerando a data base de 31 de dezembro de 2013, o subsídio do programa Minha Casa Minha Vida foi de R$ 28,5 bilhões. Segundo o próprio relatório do FGTS, a União deveria ter entrado com cerca de R$ 6,5 bilhões do total e o FGTS com cerca de R$ 22 bilhões, considerado o programa MCMV desde o início em 2009. Os valores com data base de 31 de dezembro de 2013.

Vamos destrinchar os números. Do total de subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, até 31 de dezembro de 2013, cerca de R$ 28,5 bilhões, o Tesouro Nacional aportou cerca de R$ 1 bilhão. Isto significa que o FGTS financiou R$ 27,5 bilhões do total de subsídios financeiros do programa Minha Casa Minha Vida. O FGTS tinha para receber do Tesouro, cerca de R$ 5,5 bilhões no final de 2013. Isto é denominado como "pedalada", uma vez que o Tesouro se apropria do dinheiro alheio e finge de morto.

O fato é que o FGTS, recurso privado dos trabalhadores, pagou o subsídio financeiro do programa Minha Casa Minha Vida em R$ 22 bilhões, número de 31 de dezembro de 2013 a fundo perdido. Considerado o volume de subsídio semelhante ao do ano anterior, o FGTS efetivamente subsidiou o programa Minha Casa Minha Vida em R$ 29 bilhões, com data base de 31 de dezembro de 2014, sem contar com o valor da "pedalada" do Tesouro. 




O assunto já foi debatido na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Os Senadores Paulo Paim, PT/RS e Marta Suplicy, PSD/SP, tem conhecimento do assunto. Como sempre, longe dos holofotes eles são contra os trabalhadores. Os senadores governistas fazem vista grossa para todas iniciativas do governo.

O que se questiona aqui não é quanto a legalidade da medida, porque o subsídio financeiro do programa Minha Casa Minha Vida foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS. O Conselho Curador é formado em paridade entre representante do governo e representante dos trabalhadores. Estes últimos pelegos que aprovam tudo que vem do governo, mesmo contra eles próprios.

Com isto, afirmo que o subsídio do programa Minha Casa Minha Vida é pago pelo FGTS, recurso privado, de todos trabalhadores com carteira assinada. O volume financeiro não é nada desprezível: R$ 29 bilhões, até dezembro de 2014, para financiar cerca de 1,5 milhão de moradias do programa MCMV.


O Lula e Dilma alardeiam como se o subsídio do programa Minha Casa Minha Vida fosse do Tesouro Nacional, ou seja, dos contribuintes. Não, não é! O subsídio do programa Minha Casa Minha Vida é "bancado à fundo perdido" por cada trabalhador, titular da conta do FGTS e não pelo governo federal. Veja a imagem da Dilma pregando mentira no lançamento do programa segunda fase. Custava falar a verdade para a população?


Lula e Dilma são grandes mentirosos! Papuda neles!


Ossami Sakamori

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU