Em visita à Agrotins, Glô Amastha diz que agroturismo ainda deve ser muito explorado no Estado

Em visita à Agrotins, Glô Amastha diz que agroturismo ainda deve ser muito explorado no Estado

Primeira dama conheceu pavilhões da Agro-aldeia da Secretaria de Desenvolvimento Rural
Da Redação
A primeira dama Glô Amastha, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, visitou na tarde dessa terça-feira, 6, os pavilhões da Agro-aldeia da Seder na Feira de Agronegócios do Tocantins (Agrotins) e destacou que o agroturismo é um mercado que ainda deve ser muito explorado no Estado.“Está tudo muito lindo. A estrutura da Agro-aldeia com madeira rústica, a utilização de grafite nas denominações dos pavilhões, os projetos como a hidroponia e a vitrine tecnológica do milho, merecem destaque, como também os outros pavilhões que fomentam o agro turismo”, disse. A Feira segue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Foto: Valério Zelaya/Secom Palmas/6.5.2015

Glô Amastha (centro) e o secretário da Seder (dir) visitaram pavilhões da Agro-aldeia no segundo dia da Feira


Durante a visita, Glô visitou o pavilhão de flores tropicais e o da Aguaponia  sobre a produção de pescado associada à produção de vegetais, do projeto Gamboa, onde foi instalado um Bag Fish (espécie de reservatório) com capacidade para 18 mil litros de água e a criação de mil quilos de peixe de variadas espécies, com a reutilização da água no sistema hidropônico.

“Procuramos fazer tudo de forma que preservasse ao máximo a identidade do homem do campo, desde o fogão caipira, às novas tecnologias, como a energia solar e o desenvolvimento de novas formas de plantio de verduras, por meio da hidroponia”, afirmou o secretário Sahium.

A primeira dama conheceu ainda o sistema de iluminação solar que alimenta a agro-aldeia, desenvolvido em parceira com uma empresa de Palmas e a vitrine tecnológica do milho (UFT-robusto), desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do curso de Biotecnologia, com orientação do professor-doutor, Aurélio Vaz de Melo.

Ao lado da plantação de milho foi aberta uma trincheira em que são expostos os elementos químicos usados no plantio, como macronutrientes e micronutrientes e todo sistema radicular do milho. De acordo com Melo, a espécime de milho é a primeira produzida no Estado. “È o primeiro cultivar de milho do Estado com alta concentração de alumínio, baixa concentração de fósforo e tolerante ao veranico”, destacou o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU