O pior dia na história da Petrobras

O pior dia na história da Petrobras

Prisão de ex-diretores, suspensão de negociação das ações na Bolsa, atraso na divulgação do balanço. O pesadelo da maior estatal do Brasil

ISABEL CLEMENTE
14/11/2014 18h26 - Atualizado em 14/11/2014 18h27
Kindle
Share2 
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)
Executivos da Petrobras definiram a sexta-feira, 14 de novembro, como o pior dia na história da empresa. Enquanto policiais federais cumpriam uma série de mandados de prisão, um deles contra Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, a Bolsa de Valores de São Paulo decidiu suspender por uma hora as negociações com as ações da empresa. Na quinta-feira à noite, um fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informava que a divulgação do balanço do terceiro trimestre do ano, que deveria ser publicado até hoje de acordo com as regras da CVM, fora adiada, sujeitando a Petrobras a multas de R$ 500 por dia de atraso. A empresa informou "não estar pronta" para divulgar os números em função de investigações internas ainda em andamento. O comunicado informava ainda que a decisão se devia a “possíveis ajustes contábeis” por causa da Operação Lava-Jato.

A empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers, responsável por auditar o balanço, decidira não assinar o documento enquanto não recebesse relatórios internos da estatal sobre as denúncias de corrupção. Sem o aval da PwC, a Petrobras achou melhor adiar a divulgação. Toda empresa com ações em bolsa precisa ter as demonstrações contábeis checadas por auditores independentes. Essa é uma regra tanto do Brasil como dos Estados Unidos, onde ações da Petrobras também são negociadas.

A PwC poderia ser punida pela rígida lei americana sob a acusação de conspiração, além de colocar sua reputação em cheque, caso proteja ou não desconfie de informações fraudulentas. A pergunta agora é o que será feito com os balanços anteriores, quando, supostamente, as irregularidades aconteceram. "Está difícil ter orgulho de trabalhar aqui", diz um funcionário, da área de obras e contratos.

Graça Foster, presidente da Petrobras, tem pedido à diretoria da empresa para “aguentar firme”, já que eles não teriam nada a temer. O que se diz nos corredores da empresa é que o objetivo de uma das investigações internas é encontrar executivos à prova de corrupção e com um passado ilibado para assumir novas e mais altas funções na empresa.

Duas horas depois da prisão do ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, seus advogados afirmavam ainda não saber quais os motivos da detenção já que, segundo eles, não havia nenhuma ação penal contra seu cliente. Em nota, os advogados do escritório Evaristo de Moraes,  informaram que “Duque reitera que teve sua honra lesionada por Paulo Roberto Costa, que o acusou falsamente, e sem apresentar provas, de participar de um esquema ilícito envolvendo empreiteiras, quando foi titular da Diretoria de Serviços da Petrobras, realizando a única ação possível, que foi a de procurar o Judiciário”. Duque entrou com ação contra Paulo Roberto Costa, sob acusação de crimes contra sua honra. O pedido foi negado em primeira instância, mas os advogados de Duque recorreram da decisão

Renato Duque ficou à frente de uma das mais fortes áreas da Petobras de 2003 a 2012. Visto pelos empregados da estatal como uma pessoa afável, simpática, que gostava de cantar e tocar violão –quem o ouviu tocar, diz que ele é talentoso com o instrumento-- Duque era responsável por tocar as obras, de várias áreas. Cabia a ele concluir os projetos. Uma de suas funções era negociar preços, o que o colocava em permanente conflito com a área de negócios, interessa em baixar os custos das obras.

A PF também cumpriu um mando de busca e apreensão na sede da Odebrecht, no Rio, em função das denúncias de delatores, executivos que concordaram em colaborar com as investigações para reduzir as próprias penas. Em nota, a construtora afirmou estar "inteiramente à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos sempre que necessário."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação