DR. LUCIANO CASTRO É O MELHOR NOME PARA A SECRETARIA DE SAÚDE SE MARCELO MIRANDA FOR JUSTO E INTELIGENTE


14/11/14 10h3414/11/14 10h45

Eduardo Godinho busca apoio de classes médicas para assumir Secretaria da Saúde no governo Marcelo

Legista mantém diálogo com o Simed e CRM e diz que governador eleito já tem conhecimento de sua disponibilidade
Luís Gomes
Da Redação
O médico legista Eduardo Henrique Vidal Godinho confirmou ao CT nesta sexta-feira, 14, que tem a intenção de assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na gestão do governador eleito Marcelo Miranda (PMDB). O postulante à Sesau afirma que mantém diálogo com o Sindicato dos Médicos (Simed) e o Conselho Regional de Medicina (CRM) e que o governador eleito já tem conhecimento de sua disponibilidade em assumir a pasta.

Eduardo Vidal Godinho questiona a atuação de secretários que não são da área da saúde. “Tem se provado que não deu certo. Muitos deles podem ser bons administradores, mas tem o fraquejo de não conseguir unir medicina à administração. Não adianta nada ser um bom administrador e não ter conhecimento da área que vai gerir”, argumentou o legista, acrescentando que Simed e CRM defendem um médico à frente da Sesau.

Conforme informou Godinho, Marcelo Miranda tem conhecimento de sua pretensão de assumir a saúde do Estado. “Na eleição, entrei em contato com o governador eleito uma ou duas vezes para falar sobre o assunto e nunca me foi prometido nada”, garante. O médico confirma ter “amizade” com nomes importantes do PMDB, como a senadora Kátia Abreu, e os deputados federais eleitos Carlos Gaguim e Josi Nunes, mas ponderou sobre indicação: “Indicando ou não, é um sacrifício para qualquer pessoa assumir [a Sesau]. Sei que também tem pessoas muito capacitadas sendo indicadas. Se por acaso for o escolhido, vou me doar o máximo possível”, afirma.

Saúde pública
Entre os principais problemas da saúde pública apontado por Eduardo Godinho é a falta de políticas de prevenção por parte do Estado. “Tem de combater a causa. Hoje não fazemos política preventiva. 70% ou mais dos leitos dos hospitais são ocupados por acidentes de trânsito. É preciso fazer uma educação sobre acidentes”, ilustrou.

O médico legista elencou também como prioridade o redimensionamento dos profissionais de saúde de forma “igualitária”, disponibilizando estrutura para o trabalho. Outro ponto adotado por Eduardo Godinho é dar preferência das cirurgias eletivas para os tocantinenses. “Temos que privilegiar o povo do Tocantins, e depois abrir aos outros estados. Não temos condição de atender os nossos, como vamos atender os estados próximos?”, questionou.

Entidades
O presidente do Conselho Regional de Medicina, Tomé César Rabelo, confirmou que houve diálogo com Eduardo Vidal Godinho, mas ponderou que o apoio da entidade só será ratificado após a anuência dos membros em plenária. Entretanto, o representante do conselho adiantou que o CRM defende que o próximo secretário da Saúde seja médico. Já a presidente do Sindicato dos Médicos, Janice Painkow, revelou que ainda não conversou com Godinho, por não estar no Estado. Porém, disse que o médico legista deve ter iniciado o contato com outros membros do Simed.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação