Equilíbrio marca composição da bancada federal na Câmara dos Deputados

Equilíbrio marca composição da bancada federal na Câmara dos Deputados

Governador eleito fez 4 e Sandoval os outros 4; destaque para Dulce Miranda, com a maior votação da história para a vaga
Lailton Costa
Especial para o CT

Quatro cadeiras para cada lado na disputa e quatro novos parlamentares entre as oito vagas do Estado é o saldo da eleição dos representantes do Tocantins na Câmara dos Deputados.

A base do governador eleito Marcelo Miranda (PMDB) emplacou 50% das oito vagas, sendo três congressistas novatos: a esposa Dulce Miranda (PMDB), com 75.934 votos - a maior votação da história do Tocantins para a vaga (ela superou o deputado Júnior Coimbra, do PMDB, que fez 69 mil votos em 2010) -, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB), com 53.452 votos, e o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), com 44.739 votos. Completa a base, o reeleito Irajá Abreu (PSD), com 62.859 votos. Do PMDB, perdeu a vaga o deputado federal Júnior Coimbra, pivô da batalha jurídica pelo comando do partido no período pré-convenções.

O grupo do governador Sandoval Cardoso (SD) conquistou também quatro vagas, três por reeleição. A novidade é o filho do senador Vicentinho, Vicentinho Junior (PSB), eleito 51.069 votos para a quarta vaga. Os demais foram os reeleitos César Halum (PRB), com 46.119 votos, Lázaro Botelho (PP), com 42.935, e Professora Dorinha (DEM), com 41.802 votos.

Além da derrota de Coimbra, colaboraram para a renovação na bancada, a saída de Eduardo Gomes (SD), que perdeu a disputa para o Senado, a saída de Angelo Agnolin (PDT), candidato a vice de Sandoval Cardoso (SD), de e Osvaldo Reis (PMDB), que chegou a se lançar na disputa mas desistiu no meio do caminho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU