Governo concede progressões a servidores da Saúde; Sintras diz não estar "100% satisfeito"

Governo concede progressões a servidores da Saúde; Sintras diz não estar "100% satisfeito"

Presidente do sindicato, Manoel Miranda, afirma que benefício deveria ter sido pago "de uma só vez e na época correta"
Rayssa Pajeú
Da Redação

O governo do Estado concedeu progressão e pagamento de subsídios para mais de 3,6 mil profissionais da saúde. De acordo com a Agência Tocantinense de Notícias (ATN), os cronogramas de pagamento começam na folha de janeiro e seguem, de acordo com os valores, até dezembro de 2015.

Foto: Divulgação
Manoel Miranda, presidente do Sintras: insalubridade estava atrasada desde dezembro de 2012
Conforme a ATN, o secretário de Estado de Administração, Lúcio Mascarenhas, afirmou que o pagamento será feito conforme a tabela salarial do servidor. “Aqueles que têm menos a receber vão receber mais rápido. Quem tem um salário mínimo para receber, recebe em uma parcela; dois salários em duas parcelas, e em até 12 meses todos os servidores já terão recebido”, explicou.

Para ele, a ação possibilita qualidade de vida para o servidor e melhora o atendimento prestado à comunidade. “No momento em que se concede a progressão e a promoção para o servidor, aumenta-se a condições para o servidor realizar um empréstimo e passar a ter um imóvel próprio, seu carro. O servidor trabalha mais motivado”, avaliou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, afirmou ao CT, que o sindicato não está totalmente satisfeito com a concessão do governo. “Nós não estamos 100% satisfeitos, porque o certo era ter sido pago de uma só vez e na época correta", criticou. Ele acrescentou dizendo que, como isso não foi possível, houve uma negociação e foi aprovado em assembleia geral a inclusão a partir de janeiro e o parcelamento do retroativo entre 4 e 12 parcelas.

Segundo ele, a insalubridade estava atrasada desde dezembro de 2012. Miranda destacou ainda, que com relação ao adicional noturno, eles tiveram que fazer um trabalho de reconhecimento de dívida: “Tivemos que convencer o governo de que ele devia para o servidor, então, não foi uma coisa tão fácil, foi difícil de negociar, e tem progressões atrasadas”. Ele disse ainda que alguns servidores não cumpriram certos pré-requisitos porque foram cedidos para trabalhar fora do município e isso dificulta as avaliações. “Mas isso era para ter sido incluído na época correta, que era em março, essas pessoas só vão receber em janeiro de 2015”, afirmou.

Contudo, Manoel pontuou que esse que era o momento de fechar o acordo e que a categoria já está com "o direito garantido e constituído": “Então, a gente entende que foi um bom acordo. Entendemos que esse acordo homologa o direito da categoria, através de atos publicados em Diário Oficial”. Conforme o presidente, o governo garantiu que, na segunda-feira, 15, serão consolidados os valores de quem tem que receber.

Segundo a ATN, todos os servidores que fazem parte da Lei 2670 (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Saúde) têm direito a progressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação