Rebeldes pró-Rússia abandonam cidade no leste da Ucrânia
Rebeldes pró-Rússia abandonam cidade no leste da Ucrânia
PUBLICIDADE
Combatentes rebeldes pró-russos deixaram neste sábado a cidade de Slaviansk, um de seus redutos no leste da Ucrânia, antes da chegada do Exército ucraniano.A bandeira da Ucrânia foi hasteada na sede da prefeitura local. Após abandonarem a cidade, os militantes foram para a região de Kramatorsk, situada 15 quilômetros ao sul.
Este é, de longe, o maior êxito militar desde o início da operação contra os insurgentes pró-russos, que recomeçou na última segunda-feira.
"Antes do amanhecer, os serviços de informação disseram que Guirkin (Igor Strelkov) e grande parte dos combatentes fugiram de Slaviansk, semeando a confusão entre os poucos que permanecem", informou o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, citando um dos principais chefes dos insurgentes.
Andrew Kravchenko/Reuters | ||
Soldados ucranianos conduzem veículo militar nos arredores de Leviansk |
Os países ocidentais, por sua vez, consideram que o Kremlin está financiando e armando em segredo os insurgentes para desestabilizar os novos líderes pró-europeus de Kiev.
Neste sábado um grupo de contato que inclui representantes de Ucrânia, Rússia, a OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) e os rebeldes devem se reunir, mas o local ainda não havia sido decidido durante a manhã. O encontro segue previsto mesmo com a retomada de Slaviansk pelo governo de Kiev.
Em uma aparente mudança de rumo, o presidente Petro Poroshenko já não exige dos separatistas a rendição total como única condição para pôr fim à operação militar lançada por Kiev contra os insurgentes que atuam nas regiões de Donetsk e Lugansk, como estava colocado no plano de paz apresentado em junho.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!