Agrotins mostra a força de um setor que não pede licença para crescer

Agrotins mostra a força de um setor que não pede licença para crescer
Feira criou mais do que uma vitrine tecnológica, mas um ponto de encontro para quem é do ramo ter acesso à informação, pesquisa. É um parque dos sonhos para o pequeno e médio produtor rural...
Autor: Roberta Tum
Feira vista do alto
Divulgação
Não adianta: o agronegócio, a agricultura familiar, a criação de pequenos animais e tudo o faz mover o setor ligado à produção de alimentos é mesmo a maior vocação que o Tocantins tem na área econômica.

A Agrotins, feira criada lá atrás, quando pouca gente acreditava na sua viabilidade, chegou à edição deste ano revelando o mundo de quem produz, numa vitrine de tecnologia.

É pena que boa parte de seu público seja composto de pequenos agricultores sem condições de acesso a implementos de ponta, maquinários modernos, que poderiam revolucionar o seu modo de fazer as coisas nas pequenas propriedades, ou mesmo nas maiores, onde o solo pobre é um desafio para melhorar o rendimento.

De toda forma, quem passeia pela edição 2014 da feira, dá de cara com tudo de mais avançado que tem sido desenvolvido no Estado pelos órgãos de pesquisa e assistência ao homem do campo.

É um parque dos sonhos.

Caminhando por lá rapidamente ontem, para além da pauta política, pude ver a riqueza de informações e opções que a feira oferece. Além das possibilidades de negócios. Fruticultura, psicultura.Não faltam opções. 

Não há dúvida de que o dinheiro corre solto na Agrotins, do estande que vende bombas, ao pátio que expõe colheitadeiras de última geração. Da piscina inflável que vende dez minutos numa bolha de plástico para crianças brincarem até a barraquinha do lado de fora vendendo, refrigerante, cocada, pipoca, ou água de coco.

Fico pensando se com tanto investimento em setores questionáveis - e que não darão o retorno social que o campo dá - não estaria mais do que na hora de um olhar especial do governo federal para os pequenos resistentes produtores dos rincões mais sofridos do Brasil.

Estes é que precisam de uma força para melhorar produção e rentabilidade. De dimensões gigantes, o Tocantins viveria uma verdadeira revolução se os seus pequenos agricultores e criadores recebessem incentivo nas suas atividades.

Não custa nada sonhar.

Até lá, tendo muito ou tendo pouco, a Agrotins se tornou uma oportunidade fantástica para quem é do ramo e para quem gosta do campo.

Hoje ainda é dia! Vale a pena passar por lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação