Ucrânia está em estado de alerta por possível invasão russa
Ucrânia está em estado de alerta por possível invasão russa
PUBLICIDADE
As Forças Armadas da Ucrânia se encontram nesta quarta-feira em "estado de alerta total" ante uma possível invasão das tropas russas posicionadas na fronteira e o avanço dos insurgentes pró-Moscou no leste do país.A prefeitura da cidade de Gorlivka foi ocupada nesta quarta-feira por militantes pró-Rússia, mas os rebeldes não interromperam o trabalho da administração.
"Nossas Forças Armadas se encontram em estado de alerta total. A ameaça da Rússia de começar uma guerra contra o território da Ucrânia é real", disse o presidente ucraniano interino Oleksander Turchinov.
Sergei Grits/Associated Press | ||
Mascarado pró-Rússia senta em barricada próximo a Slavianks no lesta da Ucrânia |
A Rússia mobilizou em março 40 mil homens na fronteira que compartilha com a Ucrânia.
Turchinov disse ainda que a Ucrânia deve impedir que o "terrorismo" ultrapasse as regiões do leste, afetadas há várias semanas por uma insurreição armada pró-Moscou.
"Nosso primeiro objetivo é impedir que o terrorismo passe das regiões de Donetsk e de Lugansk para outras regiões", destacou
"Decidimos criar milícias territoriais compostas por voluntários em cada região", disse.
PRÓ-RUSSOS EM GORLIVKA
Cerca de 20 homens armados, supostamente milicianos pró-russos, tomaram nesta quarta-feira a Prefeitura e a sede da polícia da cidade de Gorlivka, no sudeste da Ucrânia, informou a imprensa local.
Segundo a agência "Ostrov", os ocupantes da Prefeitura vestem fardas militares.
A cidade de Gorlivka, de pouco mais de 250 mil habitantes, se encontra a cerca de 40 quilômetros ao norte de Donetsk, capital da região homônima que há um mês é cenário de um levante contra o governo de Kiev.
"Quando chegamos ao trabalho não pudemos entrar no edifício porque havia gente armada na entrada", disse um funcionário da Prefeitura ao site de notícias local "06242.com.ua".
A ocupação de edifícios da administração pública no sudeste da Ucrânia, cuja maioria da população é falante de russo, se intensificou nas últimas 24 horas.
Ontem, ativistas pró-russos tomaram o controle da sede da Procuradoria e do governo da região de Lugansk, na cidade do mesmo nome.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!