Tinga diz que trocaria títulos por igualdade entre as raças-MAIS HUMANO,MAIS DIVINO MAIS CONSCIENTE QUE O MALDOSO E EGOISTA PELÉ!

Tinga diz que trocaria títulos por igualdade entre as raças

  • Jogador do Cruzeiro foi vítima de racismo em jogo no Peru
  • Caso provoca indignação em presidente do rival Atlético-MG e goleiro do Real Garcilaso pede desculpas
  • Presidente Dilma chama episódio de ‘lamentável’
TÓPICOS DA MATÉRIA:
 
O GLOBO (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
Publicado: 
 
Atualizado: 

Tinga disputa a bola com Ramon Rodriguez, do Real Garcilaso. Jogador foi vítuma de racismo no Peru
Foto: Cris Bouroncle / AFP
Tinga disputa a bola com Ramon Rodriguez, do Real Garcilaso. Jogador foi vítuma de racismo no Peru Cris Bouroncle / AFP
RIO - Conhecida por episódios lamentáveis de violência, a Copa Libertadores ganhou mais um grave problema com o caso de racismo envolvendo o volante Tinga durante a derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, nesta quarta-feira, no Peru. O brasileiro entrou no segundo tempo da partida e a cada vez que tocava na bola, torcedores imitavam o som de macacos nas arquibancadas.
O episódio irritou o jogador, que disse nunca ter sofrido algo semelhante nem quando atuava na Europa, onde já foram registrados vários casos de racismo vindo das arquibancadas.
- Queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes - disse o volante. - Fico muito chateado. Joguei quatro anos na Alemanha e nunca passei por isso. Agora acontece em um país parecido com o nosso, cheio de mistura - lamentou.
O racismo dos torcedores peruanos fez até o presidente do rival Atlético-MG se indignar com o caso.
“Racismo na Libertadores?... Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável! - postou o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, em sua conta no Twitter.
Goleiro do Real Garcilaso, Juan Pretel pediu desculpas aos brasileiros pelo comportamento da torcida peruana.
- O racismo é repudiável em todo sentido...espero que não volte a acontecer em um estádio e ainda menos no Peru. Perdão amigos brasileiros.
O técnico do time peruano, Freddy García, também pediu desculpas ao jogador e ao Cruzeiro.
- Eu não vi o que aconteceu, mas é uma coisa muito triste. Pedimos desculpas ao Cruzeiro e ao jogador. Vamos apurar tudo, porque o Real Garcilaso é muito grande e não pode estar ligado a episódios desta natureza - disse García.
A presidente Dilma Rousseff também comentou o caso. Nesta quinta-feira, Dilma disse que “O Brasil está fechado com o Tinga”. E prometeu que o Mundial deste ano será a "Copa contra o Racismo".
“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru”, disse a presidente, pelo Twitter, que também citou a frase do volante afirmando que trocaria seus títulos por igualdade entre as raças.
"Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa Copa das Copas também será a Copa contra o racismo Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito", completou a presidente.
Colega de Tinga no Cruzeiro, o zagueiro Dedé também se indignou com o caso.
- O que deixa a gente indignado é um pais sul-americano com gestos racistas.
O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, condenou a torcida peruana.
- O que fizeram com o Tinga, eles são um bando de covardes e babacas. O Tinga é homem, passa por cima dessas coisas. Foi um retrocesso da humanidade, pensar pequeno, num lugar pequeno, que não devia nem existir no futebol - afirmou.
Segundo a Conmebol, o caso pode ser levado a julgamento e o clube peruano pode sofrer penas como jogar uma ou mais partidas sem a presença de público, perda do mando de campo ou, até mesmo, perda de pontos ou desclassificação da competição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação