Tinga diz que trocaria títulos por igualdade entre as raças-MAIS HUMANO,MAIS DIVINO MAIS CONSCIENTE QUE O MALDOSO E EGOISTA PELÉ!

Tinga diz que trocaria títulos por igualdade entre as raças

  • Jogador do Cruzeiro foi vítima de racismo em jogo no Peru
  • Caso provoca indignação em presidente do rival Atlético-MG e goleiro do Real Garcilaso pede desculpas
  • Presidente Dilma chama episódio de ‘lamentável’
TÓPICOS DA MATÉRIA:
 
O GLOBO (EMAIL · FACEBOOK · TWITTER)
Publicado: 
 
Atualizado: 

Tinga disputa a bola com Ramon Rodriguez, do Real Garcilaso. Jogador foi vítuma de racismo no Peru
Foto: Cris Bouroncle / AFP
Tinga disputa a bola com Ramon Rodriguez, do Real Garcilaso. Jogador foi vítuma de racismo no Peru Cris Bouroncle / AFP
RIO - Conhecida por episódios lamentáveis de violência, a Copa Libertadores ganhou mais um grave problema com o caso de racismo envolvendo o volante Tinga durante a derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso, nesta quarta-feira, no Peru. O brasileiro entrou no segundo tempo da partida e a cada vez que tocava na bola, torcedores imitavam o som de macacos nas arquibancadas.
O episódio irritou o jogador, que disse nunca ter sofrido algo semelhante nem quando atuava na Europa, onde já foram registrados vários casos de racismo vindo das arquibancadas.
- Queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes - disse o volante. - Fico muito chateado. Joguei quatro anos na Alemanha e nunca passei por isso. Agora acontece em um país parecido com o nosso, cheio de mistura - lamentou.
O racismo dos torcedores peruanos fez até o presidente do rival Atlético-MG se indignar com o caso.
“Racismo na Libertadores?... Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável! - postou o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, em sua conta no Twitter.
Goleiro do Real Garcilaso, Juan Pretel pediu desculpas aos brasileiros pelo comportamento da torcida peruana.
- O racismo é repudiável em todo sentido...espero que não volte a acontecer em um estádio e ainda menos no Peru. Perdão amigos brasileiros.
O técnico do time peruano, Freddy García, também pediu desculpas ao jogador e ao Cruzeiro.
- Eu não vi o que aconteceu, mas é uma coisa muito triste. Pedimos desculpas ao Cruzeiro e ao jogador. Vamos apurar tudo, porque o Real Garcilaso é muito grande e não pode estar ligado a episódios desta natureza - disse García.
A presidente Dilma Rousseff também comentou o caso. Nesta quinta-feira, Dilma disse que “O Brasil está fechado com o Tinga”. E prometeu que o Mundial deste ano será a "Copa contra o Racismo".
“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru”, disse a presidente, pelo Twitter, que também citou a frase do volante afirmando que trocaria seus títulos por igualdade entre as raças.
"Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa Copa das Copas também será a Copa contra o racismo Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito", completou a presidente.
Colega de Tinga no Cruzeiro, o zagueiro Dedé também se indignou com o caso.
- O que deixa a gente indignado é um pais sul-americano com gestos racistas.
O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, condenou a torcida peruana.
- O que fizeram com o Tinga, eles são um bando de covardes e babacas. O Tinga é homem, passa por cima dessas coisas. Foi um retrocesso da humanidade, pensar pequeno, num lugar pequeno, que não devia nem existir no futebol - afirmou.
Segundo a Conmebol, o caso pode ser levado a julgamento e o clube peruano pode sofrer penas como jogar uma ou mais partidas sem a presença de público, perda do mando de campo ou, até mesmo, perda de pontos ou desclassificação da competição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

MENINA DE 15 ANOS É FLAGRADA FAZENDO SEXO EM SALA DE AULA. CONFIRA