Os partidos da "Terceira via", PP, PCdoB, PT e PSL vão se reunir nesta segunda-feira, 10, para afinar o discurso do grupo e definir ações visando o processo eleitoral em 2014. Conforme apurado pelo T1 Notícias, algumas divergências como o a ‘carta branca’ dada a Roberto Pires, principal nome do PP para governo, pela Nacional para se unir a qualquer outro partido político, como o PMDB, deve estar na pauta.
O presidente do PT, Júlio Cesar afirmou que a sigla está buscando consensuar os interesses da terceira via e classificou como “desencontro” a ‘carta branca’ dada a Roberto Pires para buscar alianças com outros partidos. “Queremos consensuar essa ressonância que aconteceu dentro do PP, porque para nós é muito importante que tenhamos uma linguagem só e um discurso único. Achamos importante nivelar a comunicação e tratar de novas determinações”, disse.
O prefeito Carlos Amastha (PP) afirmou apenas que a reunião se trata da consolidação da terceira via e informou que o secretário Adir Gentil (PP) estava acompanhando a pauta da reunião. O secretário informou ao T1 Notícias que pela manhã deve se encontrar com representantes dos demais partidos para discutir a pauta da reunião que deve acontecer à tarde. “O objetivo é organizar as nossas ações rumo ao processo de consolidação da terceira via. Ver qual é o presidente de cada partido e começar a desenhar um programa de Governo para o Tocantins”, disse.
O secretário também confirmou que o assunto da reunião de Roberto Pires com a Nacional do PP deve ser discutido: “tem alguns princípios que norteiam a terceira via e é lógico que vai se falar do pensamento que o grupo tem sobre a situação. Porque tem essa liberdade, mas para participar da terceira via tem que seguir esses princípios”.
O secretário Municipal de Saúde e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Nicolau Esteves (PT) disse que o mais importante da reunião é afinar o discurso da terceira via para fortalecimento do grupo. Diferente dos outros, Nicolau Esteves já consagra a união do PCdoB, PP, PSL e PT como consolidada. “As pessoas já conhecem a terceira via, então já se consolidou com esses partidos” e completou afirmando que outros partidos são bem vindos, citando o PRB do deputado federal César Halum e o PROS do senador Ataídes Oliveira.
O secretário disse que apesar de defender que se tenha cautela no momento com a escolha dos nomes da terceira via para as eleições de 2014, “há gente dentro do grupo que acha que o nome tem que ser escolhido agora. Temos que despir das questões de vaidade e soberania e pensar no grupo e acatar com humildade”.
Do lado de Amastha
Tanto o secretário Nicolau Esteves, quanto o deputado federal Cesar Halum (PRB) defendem que o prefeito Carlos Amastha é o ‘motor’ da terceira via.
“Vamos procurar todo mundo que pense como nós, mas a grande liderança [da terceira via] passa pelas mãos do prefeito Carlos Amastha, que é um homem que pensa na frente. Ele para mim é o motor dessa terceira via”, disse Nicolau.
O deputado Cesar Halum criticou nota veiculada em que a direção do PP afirma que para o PRB (e o PROS) entrar na terceira via é preciso haver comum acordo entre os demais partidos já unidos. “Parece que tem uma nota aí dizendo que eu não faço parte, que primeiro eu tenho que pedir autorização para entrar na terceira via”, criticou.
Para ele a terceira via nasceu com o prefeito Amastha, com quem disse ter uma boa relação, “mas se não for mais ele, se ela passou a ser partidária, se o tratamento for cada um cuidar do seu umbigo, eu não me interesso”, disse.
Saiba mais:
|
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!