Governo lança cinco editais para cultura
Governo lança cinco editais para cultura
Fonte: Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)
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As inscrições vão até 18 de fevereiro de 2014 e devem ser realizadas somente através dos Correios
Foto: Edemir Rodrigues/NotíciasMS
Foto: Edemir Rodrigues/NotíciasMS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lançou cinco editais em benefício dos artistas do Estado. Publicados no Diário Oficial do dia 20 de dezembro de 2013, os editais contemplam manifestações como artes cênicas e música para 2014, para apresentações no Festival América do Sul, projetos CenaSom e Quarta Erudita e para apresentador do Som da Concha.
Informações da Fundação de Cultura explicam que dois editais voltados para artistas sul-mato-grossenses prevêem espetáculos de música, dança, teatro e circo no Festival América do Sul 2014. Serão selecionados cinco espetáculos de artes cênicas, sendo três de teatro e circo e dois de dança para atuações em ruas, praças e escolas de Corumbá e Ladário ou em Puerto Quijarro ou Puerto Suarez, na Bolívia, além de cinco grupos, bandas ou cantores de reconhecida atuação em Mato Grosso do Sul para apresentações no Palco das Américas, em Corumbá.
As inscrições vão até 18 de fevereiro de 2014 e devem ser realizadas somente através dos Correios, por meio de Carta Registrada ou Sedex. Todos os documentos requeridos estão listados nos dois editais. Vale a pena conferir.
Os projetos inscritos serão analisados por duas Comissões de Seleção nomeadas pelo governo do Estado: uma para os espetáculos de teatro, dança e circo e outra para as atrações musicais. O resultado da seleção será divulgado oficialmente em março no Diário Oficial e no site da Fundação de Cultura.
A 11ª edição do Festival América do Sul acontece de 30 de abril a 4 de maio de 2014 promovendo um grande encontro artístico que revela a diversidade cultural no continente. O evento busca, também, discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.
Som da Concha
Também foi lançado nesta sexta (20) o edital para apresentador do projeto Som da Concha para o período de março a dezembro de 2014.
As inscrições também podem feitas até o dia 18 de fevereiro e os documentos exigidos devem ser encaminhados para a Fundação de Cultura somente via Correios: ficha de inscrição (disponível no edital), currículo, duas fotos profissionais em jpg (resolução mínima de 300dpi) e um DVD com atuações como apresentador (a) ou performance simulada de evento com as características do Som da Concha, além de cópias de documentos pessoais.
O profissional selecionado será contratado para a realização de até duas edições mensais do Som da Concha, sempre aos domingos, recebendo um cachê no valor bruto de R$ 250,00 a cada edição realizada.
O projeto Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que prevê apresentação de shows em domingos alternados. Em seis anos de existência contou com a participação de mais de 230 atrações e público superior a 85 mil pessoas. O palco da Concha Acústica Helena Meirelles recebeu cerca de 1.200 músicos em todos estes anos, fortalecendo a música produzida no Estado.
Projeto CenaSom
O Diário Oficial desta sexta (20) também conta com o edital de seleção de espetáculos de dança, teatro e música para o projeto Cenasom 2014.
Serão disponibilizadas vinte e sete datas, sempre às quintas-feiras, para espetáculos diversificados no palco do Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
Serão disponibilizadas vinte e sete datas, sempre às quintas-feiras, para espetáculos diversificados no palco do Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
As apresentações ocorrerão nos dias 10 e 24 de abril; 8 e 29 de maio; 5 e 26 de junho; 3, 10, 17, 24 e 31 de julho; 7, 14 e 21 de agosto; 11 e 25 de setembro; 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro; 6, 13, 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro.
As inscrições devem ser realizadas pelos pretendentes ou seus procuradores no período de 20 de dezembro a 4 de fevereiro de 2014, respeitando as condições disponibilizadas por edital. Somente serão aceitas inscrições de projetos enviados pelos Correios. Cada grupo ou artista poderá escolher entre duas datas de apresentação disponibilizadas pela seleção.
Os projetos inscritos serão analisados por uma Comissão de Seleção nomeada pela Secretaria de Estado de Governo composta por seis membros e o resultado do edital publicado no Diário Oficial no dia 10 de março.
No CenaSom a Fundação de Cultura cede o Teatro Aracy Balabanian com toda a sua estrutura de som e iluminação e auxilia na divulgação do evento e na sua organização, possibilitando apresentações de espetáculos musicais e de artes cênicas variadas e de qualidade.
O objetivo é fomentar a produção cultural sul-mato-grossense, proporcionando à classe artística espaço para suas apresentações. Por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis também incentiva a formação de público e mercado para as artes.
O projeto Quarta Erudita também abre as portas do teatro Aracy Balabanian para a música de concerto. De acordo com o edital, também lançado nesta sexta, podem participar da seleção instrumentistas, cantores e grupos musicais que apresentem trabalhos exclusivamente no âmbito da música clássica e erudita, sejam estes de concerto instrumental, canto, orquestra sinfônica, música de câmara, ópera, solistas, intérpretes e afins, em toda a diversidade deste segmento.
Serão selecionados oito espetáculos, que serão apresentados no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo prioritariamente nas primeiras quartas-feiras de cada mês nas seguintes datas: 7 de maio; 4 de junho; 2 de julho; 6 de agosto; 3 de setembro; 1º de outubro; 5 de novembro; 3 de dezembro de 2014.
As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de fevereiro somente através dos Correios, por meio de Sedex ou Carta Registrada. Os envelopes devem conter CD demo do espetáculo, currículo dos artistas, proposta detalhada da apresentação e três fotos em alta resolução.
A Fundação de Cultura nomeará uma Comissão Especial de Seleção formada por seis membros da área cultural, servidores públicos estaduais ou não. A lista será divulgada no Diário Oficial. Todo o processo será realizado na Sala de Reunião do Gabinete da própria Fundação e é aberto ao público. O resultado será divulgado no dia 14 de março.
Os selecionados não terão cachês pagos pela Fundação de Cultura. Receberão 300 ingressos para serem comercializados nos seguintes valores: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meio-ingresso). Poderá o artista/grupo fazer promoção de todos os ingressos no valor de R$ 7,50 ou ainda trocá-los por agasalhos, alimentos não perecíveis, assim como cedê-los como cortesia.
O Quarta Erudita tem por objetivo fomentar e difundir a música clássica e erudita, proporcionando à classe artística espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais a preços acessíveis.
Serviço
Todos os editais estão disponíveis na página da Fundação de Cultura na internet, no link editais, no Diário Oficial do dia 20 de dezembro de 2013 (a partir da página 39) ou na própria Fundação de Cultura, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande.
Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Difusão Cultural da FCMS, pelos telefones 3316-9169 ou 3316-9110.
Fonte: Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)
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